Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Ministério da Saúde incluí vacina contra Covid-19 no calendário infantil

Publicada em 04/01/2024

  • Ministério da Saúde incluí vacina contra Covid-19 no calendário infantil

A partir desta segunda-feira, dia 1º de janeiro, as vacinas contra a Covid-19 passaram a ser incluídas no Calendário Nacional de Vacinação. A recomendação vai priorizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos e os grupos com maior risco de desenvolver as formas graves da doença, como idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas e pessoas com comorbidade.

Para vacinar as crianças, desta faixa etária, basta procurar as ESFs Alvorada e Centro, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, levando documento de identidade ou cartão SUS e carteira de vacinação.

Assim como o imunizante contra a Influenza (o vírus da gripe), as vacinas contra a Covid-19 serão remodeladas a cada ano. A incorporação da vacina contra a Covid no calendário nacional de vacinação segue diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para as crianças, a recomendação é aplicar a primeira dose da vacina aos seis meses de idade, a segunda dose aos sete meses e terceira dose aos nove meses. No entanto, todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos não vacinadas ou com doses em atraso poderão completar o esquema de três doses, seguindo o intervalo recomendado de quatro semanas entre a primeira e a segunda doses e oito semanas entre a segunda e a terceira. Crianças que já receberam três doses de vacinas contra a Covid-19, nesse momento, não precisam de doses adicionais.

A Covid-19 é uma importante causa de infecção respiratória grave e morte em crianças com menos de cinco anos. Entre as crianças, as menores de um ano de idade apresentaram maior incidência e mortalidade de SRAG por Covid-19. A doença também pode provocar uma condição grave conhecida como Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P).


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios
UNINTER
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface