Publicada em 02/01/2024
Durante este mês, a Prefeitura de Cruz Alta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo a campanha “Janeiro Branco”, iniciativa que busca construir uma cultura de atenção à saúde mental e à promoção do bem-estar social. A campanha, segundo a Secretária de Saúde, Daura Costa Beber Westphalen, ocorre no primeiro mês do ano, pois é o momento em que as pessoas estão mais abertas para pensar metas e prioridades que, com os devidos estímulos, podem incluir o cuidado com o seu bem-estar mental e social.
O município de Cruz Alta conta com uma grande rede de apoio formada por três Centros de Atenção Psicossocial-CAPS, além de profissionais das redes de atenção básica e atenção especializada. As ações vão acontecer nas ESFs, com a avaliação do estado emocional do usuário, ou seja, aqueles casos que apresentarem maior cuidado quanto a doença, sinais, e sintomas serão direcionados a um serviço qualificado com uma equipe multi profissional nos atendimentos. “Nos serviços de atenção psicossocial estaremos sensibilizando sobre a importância do autocuidado psicológico, bem-estar físico e mental das pessoas”, diz Daura.
Conforme Daura, os cuidados com a saúde mental devem acontecer em todas as fases da vida de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Os sinais de alerta com a saúde mental podem ser expressados através de Isolamento de pessoas ou atividades que antes despertavam interesse; Baixa autoestima; Sentimento de desprazer diário; Medos imaginários/fantasmáticos; Uso abusivo de álcool e outras drogas; Agressividade.
“A saúde mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas. Investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais é essencial para um convívio social mais saudável”.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo
Grupo Pilau de Comunicações