Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Justiça Restaurativa tem vários projetos para 2024

Publicada em 01/01/2024

  • Justiça Restaurativa tem vários projetos para 2024

Compreendida como instrumento de transformação social, a Justiça Restaurativa é um conjunto de valores, princípios, diretrizes e metodologias que tem por objetivo conectar as pessoas à rede de relações, oportunizar a fala e a escuta empática, incentivar a cooperação e a autorresponsabilidade, dando voz e vez para que cada sujeito possa ter protagonismo em sua vida. 

O ano de 2023 foi de muitos projetos e, para 2024, segundo a Coordenadora, Liege Suptitz, os trabalhos iniciados terão continuidade e outros serão desenvolvidos, ampliando as ações na área de educação, assistência social, saúde e segurança pública. “O Núcleo JR já está preparando formações e oficinas para o próximo ano, que serão ofertados aos servidores públicos e voluntários, fortalecendo o Programa e consolidando a nossa Cruz Alta da Paz”, diz.

Projeto Morada ao Sol

Liege conta que, através de uma parceria entre o Núcleo JR e a Coordenadoria de Habitação, será feito um trabalho colaborativo com as 49 famílias contempladas no Programa A Casa é Sua, do governo do Estado. “A futura comunidade terá a oportunidade de participar dos Círculos de Construção de Paz, buscando incentivá-la  na  estruturação e organização social, no fortalecimento de vínculos e no sentido de pertencimento, desenvolvendo a solidariedade e o companheirismo para cuidarem do espaço comum e privado”, disse Liege. O projeto está previsto para iniciar após as famílias assinarem o contrato habitacional.

Trajetória da Justiça Restaurativa em Cruz Alta

Neste ano, Liege lembra que o Programa de Pacificação Restaurativa de Cruz Alta recebeu destaque, a partir de um estudo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, estando Cruz Alta entre as cinco cidades que receberam de destaque por iniciativas na área da Justiça Restaurativa, ao implementar o Programa de Pacificação Restaurativa.

Projeto JR nas Escolas

A primeira ação do Núcleo JR em Cruz Alta teve como foco a rede de educação, na qual as equipes diretivas do município e estado participaram de Círculos de Construção de Paz,  metodologia  que contribui para fortalecer e restaurar relações, prevenindo conflitos e tornando os ambientes acolhedores e protetivos, beneficiando não apenas os participantes, mas todos os que convivem com  eles. Durante todo o ano, o Núcleo JR promoveu Círculos nas Escolas, beneficiando estudantes e professores, desenvolvendo projetos e atendendo mais de 1500 pessoas.

Projeto Vem pra roda!

Idealizado pela Facilitadora de Círculos Sandra Mantovani, que é vice- diretora da Escola Maria Bandarra, em parceria com o Núcleo JR, o projeto Vem pra roda! envolveu toda a comunidade escolar, que participou de Círculos de Construção de Paz conduzidos por 14 Facilitadores. A Escola Bandarra é pioneira na implantação de ações e práticas restaurativas, tendo em sua equipe oito Facilitadores de Círculos.

Projeto Sobre Nós: Círculos Restaurativos

Idealizado pela Facilitadora de Círculos Renata Ferraz, orientadora pedagógica do Instituto de Educação Prof. Annes Dias, em parceria com o Núcleo JR, o projeto Sobre Nós oportunizou momentos de diálogo e conexão, humanizando as relações e fortalecendo os laços no ambiente escolar. Durante todo o mês de agosto de 2023, realizou-se 26 Círculos, tendo a participação de quase 500 estudantes e professores dos cursos Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Química, Secretariado e Magistério, envolvendo nesta atividade a participação de 23 Facilitadores do Núcleo JR.


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo

Grupo Pilau de Comunicações


ROSMER PALACE HOTEL
prumo condominios
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface