Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Dezembro vermelho registra boa procura por testes rápidos

Publicada em 27/12/2023

  • Dezembro vermelho registra boa procura por testes rápidos

Em Cruz Alta, continuam as ações nas Estratégias de Saúde da Família, em alusão ao "Dezembro Vermelho", mês de luta e prevenção contra o HIV e a Aids. Desde o início do mês, o Serviço de Atendimento Especializado de DST/Aids- SAE, propôs a maior oferta de testes rápidos, objetivando fazer um chamamento à população, bem como a distribuição de preservativos em todas as ESFs. O teste é gratuito e pode ser feito em todas as unidades, e nas terças de manhã e quintas-feiras à tarde junto ao SAE, com demanda espontânea. 

"A procura aumentou consideravelmente nos últimos dias. Acredito que com a campanha, houve sensibilização sobre o tema, levando mais pessoas para fazerem a testagem. Neste mês de dezembro as equipes de Saúde da Família que atuam nas unidades básicas de saúde estão fazendo trabalhos de prevenção, detecção e diagnóstico de HIV, Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. Ao chegar em uma das ESFs, as pessoas percebem que elas estão enfeitadas com laço e balões vermelhos, enfatizando a campanha", comenta a Coordenadora do SAE, Ângela Garlet. 

Ângela salienta que estas atividades, têm como objetivo orientar as pessoas sobre as formas de infecção pelo HIV e outras IST; promover práticas de prevenção, incentivando o uso de preservativos; divulgar os serviços públicos de testagem rápida; captar pessoas para realização de Testes Rápidos e contribuir para romper os preconceitos e estigmas que envolvem o HIV/AIDS. "É importante que todas as pessoas realizem teste rápido de maneira periódica, para saber da sua sorologia. Quando mais cedo ter o diagnóstico, mais rápido será o início do tratamento. Lembrando que os casos confirmados são encaminhados imediatamente para tratamento. Nossa rede de saúde está preparada para a prevenção e também para orientar todos que necessitarem”

O SAE atende de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30. Para mais informações, as pessoas podem contatar através do telefone 3322 0153, ou com a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

CLARO
Criação de Lojas Virtuais
Lottini & Co

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface