Publicada em 20/12/2023
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está instalando uma nova rede de coleta e tratamento de esgoto em Cruz Alta. De acordo com a empresa, mais de 3,7 mil pessoas dos bairros São Genaro e São Miguel serão beneficiadas. O investimento é de R$2,8 milhões.
A obra deverá estar concluída em julho de 2024 e vai elevar o índice de atendimento da população com serviço de esgotamento sanitário dos atuais 22% para 25,9%.
A Corsan está construindo 3,6 mil metros de redes coletoras, 800 metros de interligações prediais e 202 unidades de caixas de calçadas para ligação aos imóveis. Além disso, será implantada uma nova estação de bombeamento de esgoto (EBE), na Rua Edwina Rosa.
Também está prevista a implantação de redes coletoras na Rua Coronel Melo. Esta deverá ser finalizada em fevereiro de 2024 e vai possibilitar mais de 700 ligações à rede de esgoto. Uma das etapas está sendo feita pelo método não destrutivo, que não causa grandes danos ao pavimento. Esse procedimento é usado em trechos onde a profundidade a ser explorada é superior a três metros. Paralelamente à rede principal, estão sendo executadas as redes auxiliares pelo método tradicional, com abertura de valas, visando a coleta e interligação dos ramais prediais.
Os moradores poderão se conectar ao sistema somente quando as redes coletoras de esgoto estiverem prontas. A partir daí, a Companhia enviará notificações sobre as providências que deverão ser tomadas para as ligações.
Com informações da Corsan
Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo
Grupo Pilau de Comunicações