Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Semana Nacional para Doação de Medula Óssea chama atenção para novos cadastros

Publicada em 18/12/2023

  • Semana Nacional para Doação de Medula Óssea chama atenção para novos cadastros

Criada pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea ocorre entre 14 e 21 de dezembro e lembra da necessidade da doação de medula óssea para o tratamento de pacientes com cânceres e doenças do sangue. Em Cruz Alta, o Hemocentro é responsável por realizar o cadastro dos doadores de sangue e de medula óssea. Ao todo, quase 18 mil doadores estão cadastrados no REDOME. Estima-se que entre pessoas sem laço de parentesco a chance de encontrar um doador de medula óssea compatível seja de uma em 100 mil. Entre pessoas da mesma família, a probabilidade é de 25%. "Quanto mais pessoas estiverem cadastradas, melhor", comenta a Coordenadora, Angélica Trentini.

Para entrar no cadastro de doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar bem de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso. São coletados apenas 5ml de sangue para a identificação das características do doador. Os dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea. Se o doador for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários.

Angélica reforça que, tão importante quanto novos cadastros, é que o doador já cadastrado mantenha seus dados atualizados. "Com os dados atualizados, ele poderá ser encontrado rapidamente em caso de compatibilidade com algum paciente. Se os dados não forem atuais, esta demora na localização pode atrasar o processo para o transplante do paciente".

A medula óssea é um tecido líquido encontrado no interior dos ossos. Ela tem a função de produzir as células sanguíneas. O transplante de medula é indicado para o tratamento de doenças que comprometem o funcionamento da medula, tais como: enfermidades hematológicas, cânceres, imunodeficiências, doenças genéticas hereditárias, alguns tumores sólidos e doenças autoimunes.

Instituída através da Lei nº 11.930, de 22 de abril de 2009, também conhecida como “Lei Pietro”, a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea é uma homenagem ao filho do ex deputado Beto Albuquerque, que faleceu de leucemia, e é considerada por especialistas de fundamental importância para lembrar a população de que doar é simples e o cadastro no REDOME é feito de forma rápida e indolor. O incentivo para a sua criação veio da necessidade de esclarecimento sobre a importância da doação e do transplante de medula óssea.

O Hemocentro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h, na Rua Barão do Rio Branco, número 1445. Mais informações e agendamentos podem ser adquiridos pelo fone 3326 3168.


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo

Grupo Pilau de Comunicações

CLARO
Criação de Lojas Virtuais
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface