Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Operação 365 é citada como exemplo de práticas sustentáveis na COP 28 em Dubai

Publicada em 18/12/2023

  • Operação 365 é citada como exemplo de práticas sustentáveis na COP 28 em Dubai

A Operação 365 foi destacada pela gerente geral da Organização das Cooperativas do Brasil, Fabíola Motta, como um exemplo de prática agrícola sustentável durante a 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em Dubai, nos Emirados Árabes. Fabíola mencionou o case da Cooperativa COASA, ressaltando a adoção da Operação 365, projeto desenvolvido e conduzido pela Rede Técnica Cooperativa (RTC/CCGL) em parceria com a Embrapa.

"O objetivo da Operação 365 é manter o solo coberto com plantas durante os 365 dias do ano. Imaginem o quanto de carbono eles conseguem armazenar no solo com essa tecnologia. Isso permite alcançar uma estabilidade produtiva, melhorando a qualidade química, física e biológica dos solos agrícolas desses produtores. Isso resulta na redução do uso de fertilizantes sintéticos e na diminuição do nitrogênio através da ciclagem do solo. Acho muito interessante porque a cooperativa tem como lema 'o solo é o maior bem de um produtor'. Ele sabe que qualquer investimento nesse solo será revertido para ele e sua família. A única necessidade é que a tecnologia chegue até ele, além do acesso ao conhecimento e crédito, e aqui a cooperativa desempenha novamente um papel crucial", disse.

O principal objetivo da Operação 365 é promover a melhoria da qualidade química, física e biológica dos solos agrícolas do Rio Grande do Sul (RS), elevando a sustentabilidade, a estabilidade produtiva das lavouras e, consequentemente, maximizando a rentabilidade das propriedades rurais no RS.


Com informações - Rede Técnica Cooperativa/CCGL

Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios
UNINTER
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface