Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

TEAcolhe realiza mutirão da Carteira de Identificação da pessoa com TEA

Publicada em 14/12/2023

  • TEAcolhe realiza mutirão da Carteira de Identificação da pessoa com TEA

Nesta semana está acontecendo o mutirão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), uma ação do TEAcolhe CRR Cruz Alta em parceria com o Centro Acolher. A ação está ocorrendo em toda a região do CMR Santa Rosa, envolvendo 79 municípios.  O mutirão é realizado no Centro Acolher, localizado na Rua Assis Brasil, 375, bairro Lizabel.

A CIPTEA é um direito previsto pela Lei Romeo Mion (13.977/2020). Seu objetivo é facilitar a identificação e otimizar o acesso de autistas nos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Embora seja um direito, a CIPTEA não é obrigatória. Na ausência desse documento, as pessoas com TEA podem utilizar laudo ou declaração expedida por médico para garantir o cumprimento dos recursos de acessibilidade previstos em lei.

Documentos necessários: relatório médico confirmando o diagnóstico; foto 3x4; certidão de nascimento, RG e CPF, também dos responsáveis; e comprovante de endereço (original e cópia). No caso de pessoa estrangeira autista, naturalizada ou domiciliada no município, será obrigatório a apresentação do título declaratório de nacionalidade brasileira ou passaporte.


Com informações da Prefeitura de Cruz Alta

Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface