Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Cruz Alta realiza conferência municipal da pessoa com deficiência

Publicada em 09/12/2023

  • Cruz Alta realiza conferência municipal da pessoa com deficiência

A última sexta-feira (8) foi marcada pela realização da 5ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, no salão da Igreja Nossa Senhora de Fátima. Com o tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”, o evento teve como objetivo reunir representantes do governo e da sociedade civil para mapear os principais desafios enfrentados hoje pelos deficientes da cidade em busca de melhorias e mais qualidade de vida.

Em sua fala, a Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, ressaltou que, cada vez mais, o município está evoluindo em acessibilidade. “Nesta semana, assinamos a licitação da acessibilidade da ESF Jardim Primavera. O elevador da Prefeitura está em construção, e desejamos finalizar a obra no próximo ano. Em nossa administração, temos um grande marco, que é o Centro Acolher, totalmente custeado por recursos públicos. Sou extremamente sensível à causa, e lutamos muito, juntamente com entidades e familiares, para construirmos um Centro Acolher, o que é uma evolução nas políticas públicas”. Para 2023, a Prefeita comenta que o grande avanço será a construção de uma APAE.

A Secretária de Saúde, Daura Melissa Costa Beber Westphalen, disse que as políticas públicas devem ser construídas integrando as redes de saúde, educação, entre outras. “Essa construção ascendente para que consigamos planejar ações é fundamental”, disse.

Cléber Lorenzoni, Coordenador de acessibilidade, salientou a importância da conferência em trazer para o nosso município propostas que vão facilitar a vida dos deficientes e seus familiares. “Hoje vamos criar propostas que serão levadas para o Estado, através de um amplo debate dos eixos temáticos. Lembro que, essa é uma administração da acessibilidade. Proponho o comprometimento de todos nós com a questão da acessibilidade”, disse.         

Paulo Bastos, Presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, falou sobre a importância da Conferência, destacando a luta pela acessibilidade. “Nosso município é muito privilegiado por sediar, hoje, uma conferência municipal. Reforçamos o papel da secretaria municipal de saúde, sempre parceira. Cruz Alta, tem avançado muito na questão da acessibilidade, a exemplo da Câmara de Vereadores”, disse.

Durante o evento, foram abordados cinco eixos temáticos: estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurar a participação das pessoas com deficiência; garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; cidadania e acessibilidade; desafios para comunicação universal.

A 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Cruz Alta é uma etapa integrante e preparatória para as Conferências Estadual e Nacional, tendo como uma das principais finalidades proporcionar, a integração das pessoas e instituições que têm a responsabilidade de construir uma política de inclusão social referente às pessoas com deficiência.


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Confira outras imagens

  • Cruz Alta realiza conferência municipal da pessoa com deficiência
UNINTER
CLARO
Criação de Sites e Desenvolvimento de Sites - Netface

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface