Publicada em 07/12/2023
Na manhã desta quinta-feira (7), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde realizaram, no Centro Acolher, o 1º Mutirão de saúde bucalpara Crianças e Adolescentes com TEA.
A atividade proporcionou atendimento a várias crianças, com avaliação da prevalência de cáries e doenças periodentais. Também foi repassado orientações a serem continuadas em casa pelos familiares,
De acordo com a Coordenadora, Márcia Elisa Lamaison, as atuações promovidas no Centro Acolher visam identificar as necessidades de cada indivíduo, direcionando à população com TEA para os tratamentos adequados.
“Queremos garantir que, cada pessoa, receba o cuidado necessário, promovendo a saúde bucal e, consequentemente, a qualidade de vida. Acreditamos que a saúde bucal é essencial para o bem-estar das pessoas. Por isso, queremos facilitar o acesso a tratamentos. Estamos comprometidos em oferecer um serviço que vai além do atendimento clínico e que contribua para o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes.”
O Centro Acolher está reestruturando seus serviços e enfocando em atividades em forma de oficinas para complementar os atendimentos multidisciplinares dos profissionais. O propósito é ampliar a oferta dos serviços através de parcerias com segmentos de atuação na mesma pauta e promover a oferta de propostas que levem as pessoas com TEA a participação de forma mais inclusiva e acessível nas interações sociais.
“Os locais de atendimento de Saúde como o Centro Acolher são adequados para a promoção de ações no desenvolvimento de programas como o de Saúde Bucal, pois reúnem crianças e adolescentes de diversas faixas etárias, muitas delas propícias à adoção de medidas educativas e preventivas”, afirmou Daura Westphalen, Secretária da Saúde.
“A importância da oferta de ações programáticas periódicas de caráter preventivo e educativo, possui a capacidade de controlar e reduzir o nível das doenças bucais, como gengivite, periodontite, cáries e lesões orais, que afetam nossas crianças”, afirma o Coordenador de Saúde Bucal Guilherme Seibel.
A ação contou com a presença do TeAcolhe durante as atividades.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações