Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

RS tem redução nos homicídios e feminicídios em novembro

Publicada em 05/12/2023

  • RS tem redução nos homicídios e feminicídios em novembro

O Rio Grande do Sul fechou o mês de novembro com reduções dos principais indicadores de criminalidade. Seguindo a tendência de queda, o estado registrou novamente diminuição de homicídios, feminicídios, roubos de veículo, abigeatos, entre outros. Os indicadores criminais foram divulgados na segunda-feira (4) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Os dados ainda revelam que, dos 497 municípios gaúchos, 251 não registraram, entre janeiro e novembro, uma morte violenta sequer.

Homicídios: sétima queda seguida

Em novembro, o estado registrou uma diminuição de 20,6% dos homicídios em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 123 casos. O mês também foi marcado pela sétima queda consecutiva desse índice no RS.

Redução de 40% dos feminicídios

Além da diminuição dos homicídios, os casos de feminicídios também fecharam em queda no mês de novembro. Com seis casos computados no estado, a retração foi de 40%, comparada a igual período de 2022. Entre as estratégias empregadas para reduzir a violência contra a mulher no Estado, está o projeto Monitoramento do Agressor, que já acompanha 73 agressores que usam tornozeleira no RS.

Novembro marca 11.a redução seguida de roubos de veículo

Em outubro de 2023, o Rio Grande do Sul chegou à 11.a queda consecutiva de roubos de veículo. Ao longo do mês, foram computados 253 casos, contra 376 no mesmo período do ano passado, o que corresponde a uma diminuição de 33%. Porto Alegre acompanhou a tendência de queda observada no estado, com queda de 21%.

Latrocínios

Com relação aos latrocínios, dois casos foram registrados no mês passado, um a mais do que em novembro de 2022. Em Santa Vitória do Palmar, o inquérito já foi concluído, com um preso. Em Pelotas, a investigação segue em curso.

Abigeatos

No mês passado, também houve uma redução dos crimes de abigeato no RS. No meio rural, foram computados 240 casos, contra 379 em igual período de 2022, resultando em uma queda de 37%.

Outros indicadores

Novembro também encerrou com retração de 50% dos roubos a transporte coletivo, com 22 ocorrências registradas em todo o estado. Com relação aos outros indicadores, no mês passado, foram registradas seis ocorrências bancárias, uma a mais do que o número tabulado para o mês em 2022.


Com informações da Secretaria da Segurança Pública

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

ROSMER PALACE HOTEL
CLARO
UNINTER

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface