Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Atividade na manhã desta sexta inicia campanha Dezembro Vermelho

Publicada em 01/12/2023

  • Campanha dezembro vermelho terá atividades de prevenção nas ruas e praças da c

No primeiro dia do mês de dezembro uma ação na Praça General Firmino, em frente à Prefeitura, marcará o início da campanha “Dezembro Vermelho”, que chama atenção da sociedade para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), principalmente aquela causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que ataca o sistema imunológico responsável pelas defesas do organismo e causa a aids, a síndrome da imunodeficiência humana.

A partir das 8h até às 11h30 será feito a coleta para teste de HIV, e orientações pela equipe de saúde, chamando a atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção das pessoas infectadas pelo vírus HIV. A atividade, contará com a parceria do SEG e curso técnico de Enfermagem da Escola Annes Dias.

O Serviço de Assistência Especializada de DST/AIDS- SAE, também ampliará a oferta de testes rápidos nas Estratégias de Saúde da Família. “Faremos a distribuição de material informativo e preventivo”, comenta a Coordenadora do SAE, Ângela Garlet.

Ângela salienta que o foco é fazer um chamamento para as pessoas realizarem os testes rápidos.  A campanha tem como principal público-alvo as pessoas que têm vida sexual ativa e nunca se testaram e as que pertencem aos grupos mais atingidos pelas doenças. Mas, de acordo Ângela, os testes estarão disponíveis a todos os interessados. "A campanha do Dezembro Vermelho deste ano visa ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico".  

ACESSO AO SERVIÇO

Todas as Estratégias de Saúde da Família de Cruz Alta, bem como o SAE, oferecem, durante todo o ano, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. É necessário, primeiramente, fazer o agendamento da coleta na respectiva unidade de saúde da região de abrangência do paciente. Normalmente, é marcado um horário para a mesma semana, sem longa demora, evitando, desta forma, a aglomeração de pessoas em razão da pandemia.

Ângela reforça que o teste também pode ser feito nas terças e quintas-feiras, junto ao SAE, onde a equipe trabalha com demanda espontânea, ou seja, a pessoa comparece em um destes dias e já faz a coleta, sem a necessidade de agendamento prévio. Em média, aproximadamente vinte pessoas procuram o SAE em cada turno em que o teste é ofertado.

O SAE atende de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30. Para mais informações, as pessoas podem contatar através do telefone 3322 0153, ou com a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações


prumo condominios
UNINTER
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface