Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Votação da Consulta Popular 2023 começa nesta segunda-feira

Publicada em 27/11/2023

  • Votação da Consulta Popular 2023 começa nesta segunda-feira

A votação da Consulta Popular 2023, ferramenta democrática e participativa que define as prioridades regionais que vão ser incorporadas ao Orçamento do Estado em 2024, tem início nesta segunda-feira (27). Cidadãos de todo o Rio Grande do Sul poderão votar nas ações que consideram essenciais para sua região ou município até 1º de dezembro. O governo estadual investirá R$ 60 milhões nos projetos escolhidos. O valor será distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

Na primeira fase da Consulta Popular, lançada em agosto pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), os cidadãos puderam enviar propostas através do portal eletrônico. Em seguida, assembleias organizadas pelos Coredes definiram quais delas iriam compor as cédulas de votação regionais. Uma vez definidas, os cidadãos têm agora a oportunidade de escolher a iniciativa que querem ver executadas em sua região pelo governo do Estado.  

Cruz Alta e região

Neste ano, a Universidade de Cruz Alta se mobiliza para aprovação da proposta da segunda etapa do Centro de Inovação Tecnológica, uma importante iniciativa para a diversificação da matriz produtiva local e regional. O trabalho, que é desenvolvido em conjunto à Prefeitura de Cruz Alta e ACI Cruz Alta, tem o objetivo de dar continuidade às ações de empreendedorismo e inovação já iniciadas.

Nos anos anteriores, a Unicruz elaborou o projeto da Incubadora Tecnológica – Conecta –  e a primeira etapa do Centro de Inovação Tecnológica foi aprovado através da Consulta Popular. Nesta segunda etapa da proposta, será realizada a continuidade da construção da estrutura física, bem como a aquisição de móveis e equipamentos. Este ambiente será disponibilizado para empresas, setor público e projetos realizados na Incubadora Tecnológica, além de possibilitar a ampliação do atendimento de demandas do setor público e privado da região, por meio de inovações, novos negócios e criação de valor agregado aos diferentes setores da economia da região do Corede Alto Jacuí, em especial para o aumento de indicadores econômicos como PIB e poder de inclusão social.

A demanda da Unicruz na cédula de votação será a número 5 – Centro de Inovação Tecnológica – Segunda Etapa.

Como participar

Para participar da votação, basta que o cidadão acesse o portal da Consulta Popular (clique aqui) com o título de eleitor e escolha a ação que deseja ver implementada. No passo seguinte, ele será encaminhado para a cédula de votação regional, que contém entre cinco e dez ações definidas a partir do Caderno de Demandas Elegíveis pelas assembleias regionais.  

Caso o cidadão não tenha em mãos o número do título de eleitor, ele poderá obtê-lo através do site do TSE (clique aqui).

Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo

Grupo Pilau de Comunicações


ROSMER PALACE HOTEL
Lottini & Co
Criação de Lojas Virtuais

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface