Publicada em 24/11/2023
As diligências no estado gaúcho ocorreram nas cidades de Porto Alegre, Alegrete, Camaquã, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Gravataí, Marau, Nova Santa Rita, Pelotas, Santana do Livramento, São Sebastião do Caí, Tramandaí, Santa Rosa e Viamão. Todos os sete suspeitos presos durante a ação foram flagrados armazenando materiais de pornografia infantil.
"A ação visou o combate ao compartilhamento e o armazenamento de imagens de abuso infantil. Foram apreendidos celulares e computadores, que serão submetidos a análises aprofundadas", afirmou o delegado João Luiz Corrêa da Rocha, titular da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos da PF no estado. "A operação foi chamada de 'harpia', pois essa é uma espécie de ave de rapina que tem os olhos sempre atentos e é exímia caçadora", explicou.
Os investigados vão responder pelos crimes de armazenamento, compartilhamento e produção de material de abuso sexual infantil e estupro de vulnerável. A ofensiva foi fruto de investigações feitas por equipes da Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual da PF, que analisaram notícias de crimes relacionadas ao abuso sexual infantojuvenil on-line.
Com Informações do Correio do Povo e Polícia Federal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações