Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Brigada Militar celebra 186 anos e forma 65 novos capitães

Publicada em 18/11/2023

  • Brigada Militar celebra 186 anos e forma 65 novos capitães

A Brigada Militar realizou formatura alusiva aos 186 anos da Corporação, na manhã da sexta-feira (17/11), na Academia de Polícia Militar (APM), em Porto Alegre. Com discursos, entregas de medalhas e homenagens, a cerimônia também marcou a conclusão de mais um Curso Superior Policial Militar (CSPM). Na turma, foram formados 65 novos capitães, que reforçam o quadro de oficiais da BM a partir dos próximos dias.

A nova turma é formada por 45 homens e 20 mulheres. Os militares são naturais de estados como o Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Alagoas, Pará e Amazonas, além do próprio Rio Grande do Sul.

Os novos capitães passaram por uma formação de 3.185 horas-aula que teve início em janeiro de 2022. Entre as unidades curriculares pelas quais os novos oficiais passaram, estão técnicas policiais-militares, uso diferenciado da força e da arma de fogo, planejamento e fiscalização de polícia ostensiva, análise criminal, criminalística, direitos humanos, direito aplicado à função, entre outras. O primeiro lugar foi o aluno-oficial Luciano Anderson de Quadros, com média 9,82, que foi agraciado com a medalha General Osório.

A solenidade contou com entregas de medalhas a homenageados locais e nacionais pelos serviços prestados à Corporação. Entre os agraciados da manhã, estiveram a desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, presidente do TJRS, além dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares de Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Em um momento de emoção nas condecorações, a família do soldado Marcelo Wille Thurow recebeu in memoriam, a Estrela do Reconhecimento Grau Estrela de Ouro, em reconhecimento ao militar, que faleceu em serviço ao ser baleado durante o atendimento a uma ocorrência de violência contra a mulher no último mês de agosto.

A solenidade contou com a presença do secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Sandro Caron. Em sua fala, o secretário destacou a confiabilidade, os resultados operacionais e as ações recentes da Instituição. “A Brigada Militar é a maior instituição prestadora de serviços do RS, presente nos 497 municípios gaúchos. Mesmo atingindo a excelência, a corporação segue no caminho diário da qualificação. Aconteça o que acontecer, a BM sempre estará a postos para atender a população gaúcha”, comentou.

Já o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli, em sua mensagem aos formandos, abordou o papel do militar estadual como uma disponibilidade em tempo integral. “Na Brigada Militar, um dia nunca é igual ao outro. Aqui não se trabalha seis ou oito horas por dia. Aqui não se trabalha apenas em dias úteis. Aqui se trabalha 24 horas por dia, sete dias da semana, 365 dias do ano. Temos direito a folga? A Descanso? A férias? Sim. Mas sempre que a ordem pública for gravemente afetada, a folga, o descanso e as férias ficarão para segundo plano. Nosso estado é estar vigilante todos os dias”, explicou.

 

Com Informações da Assessoria de Imprensa da Brigada Militar

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Confira outras imagens

  • Brigada Militar celebra 186 anos e forma 65 novos capitães
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface