Publicada em 17/11/2023
Assim como em muitos municípios próximos como Cruz Alta e Ijuí, em Fortaleza dos Valos, também foram registrados diversos estragos ocasionados pela chuva forte, acompanhada de ventos intensos.
A Secretaria de Assistência Social e Habitação do município, recebeu na manhã de quinta-feira(16), diversas notificações de danos em residências, principalmente destelhamentos.
Ainda na manhã de quinta-feira, a Secretária de Assistência Social – Eliana Stefanello Facco e o Diretor do Departamento de Arquitetura e Engenharia – Diógenes Rubert Librelotto, estiveram realizando vistoria em algumas residências do município, afetadas pelo temporal, como na Comunidade Quilombola de Capão dos Lopes no Sutil.
Os profissionais realizaram o levantamento dos materiais que serão necessários para o reparo, especialmente no que se refere a estrutura do telhado, como madeira e telhas.
Outras localidades do município também sofreram danos em casas e galpões, que foram parcialmente destelhados.
Já em conversa com o Presidente do Sindicato Rural - Jaime Stefanello, ele frisou que as lavouras também sofreram com o grande volume de chuva registrado em poucas horas. Em algumas propriedades rurais, principalmente nas localidades de Sede Vitória e Linha Rubert, lavouras sofreram erosão e a palha e sementes foram levadas pela força da água, causando mais um prejuízo aos agricultores que vem sofrendo bastante com o grande volume de chuvas dos últimos meses.
Com Informações e fotos do Jornal O Correio – Fortaleza
dos Valos
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações