Publicada em 13/11/2023
Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), no próximo mês, ocorre a campanha denominada de "Dezembro Vermelho", razão pela qual o SAE - Serviço de Atendimento Especializado de DST/Aids está organizando a programação para reforçar a importância da campanha, com as Estratégias de Saúde da Família enfeitadas com laços vermelhos, e com o aumento da disponibilidade dos testes rápidos. Todos os anos, no dia 1° de dezembro, o mundo comemora o Dia Mundial contra a AIDS. "Tudo isto tem por objetivo dar maior visualização ao tema", comenta a Coordenadora do SAE, Ângela Garlet.
Dados revelam que, até outubro de 2023, foram diagnosticados trinta e seis casos novos. A campanha Dezembro Vermelho é uma referência ao laço vermelho que simboliza a solidariedade de pessoas ao redor do mundo em resposta à epidemia de AIDS
PREVENÇÃO
A profissional reforça que o principal meio de prevenção à HIV/AIDS é o uso de camisinha masculina ou feminina em todas as relações sexuais. Este é o método mais eficaz de prevenção não apenas à HIV/AIDS como as demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como sífilis, gonorreia e alguns tipos de hepatites. Preservativos são distribuídos gratuitamente nas unidades de saúde e no SAE. "Além de usar a camisinha, é importante fazer o teste precocemente, realizando o tratamento adequado do HIV e de qualquer outra IST".
O SAE atende de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30. Para mais informações, as pessoas podem contatar através do telefone 3322 0153, ou com a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações