Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Outubro fecha com redução de homicídios e de latrocínios no RS

Publicada em 09/11/2023

  • Outubro fecha com redução de homicídios e de latrocínios no RS

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou, nesta quinta-feira (9), os indicadores criminais relativos ao mês de outubro, que registrou queda em diversos crimes violentos no Rio Grande do Sul. O mês fechou com redução de 7% dos casos de homicídio e de 60% dos casos de latrocínio, com 2 ocorrências registradas em todo o estado. 

Entretanto, os feminicídios tiveram alta de um caso com relação ao outubro anterior, passado de nove para 10 mortes.

Homicídio: tendência de queda se manteve no RS

Depois de julho registrar o menor número de homicídios de toda a série histórica, iniciada em 2010, outubro também manteve a tendência de queda, encerrando o mês com 132 ocorrências no Rio Grande do Sul. Isso representa uma redução de 7%, em comparação com o mesmo período no ano passado. No acumulado do ano, a redução é de 5%.

Latrocínio: redução de 60%

Com relação ao crime de latrocínio, foram registradas 2 mortes no estado, em outubro, o que representa uma redução de 60% em relação ao mesmo período de 2022. A tendência de queda também é verificada no acumulado do ano: foram registrados 39 casos de latrocínio no RS, nos 10 primeiros meses de 2023, contra 46 no mesmo período do ano passado — uma retração de 15,2%.

Feminicídio

No que se refere ao crime de feminicídio, o indicador teve redução de 19,6%, considerando o acumulado dos 10 primeiros meses do ano, com 18 ocorrências a menos em relação ao mesmo período de 2022. No entanto, outubro terminou com variação positiva, totalizando 10 ocorrências no estado.

Roubo de veículo: diminuição de 30,9% é a maior do ano

Em outubro de 2023, o Rio Grande do Sul chegou à 10.a queda consecutiva de roubos de veículo. Ao longo do mês, foram computadas 264 ocorrências, contra 382 no mesmo período do ano passado, o que corresponde a uma diminuição de 30,9%. Em termos comparativos, trata-se da maior redução do ano, pois todos os meses de janeiro a setembro registraram variações negativas, que oscilaram entre 1% e 25%.

Abigeato: diminuição de 32,6%

No mês passado, houve 283 casos de abigeato no RS, contra 420 no mesmo período de 2022, o que representa uma redução de 32,6%. Segundo o melhora significativa desse índice está relacionada à Operação Agro-Hórus, da Brigada Militar (BM), e às Delegacias de Polícia Especializadas na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab), da Polícia Civil (PC).

Outros indicadores

Outubro também encerrou com retração de 33,3% dos roubos a transporte coletivo, com 26 ocorrências registradas em todo o estado, 13 a menos do que no mesmo período do ano passado. Com relação aos outros indicadores, no mês passado, foram contabilizadas 3 ocorrências bancárias, mesmo número registrado em outubro de 2022.

Com informações da Secretaria da Segurança Pública

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações


Criação de Lojas Virtuais
ROSMER PALACE HOTEL
Lottini & Co

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.