Publicada em 08/11/2023
Um Tamanduá-Bandeira subiu em um poste da rede de energia elétrica na Rua Guarita, na cidade de Miragua, no norte do estado nesta terça-feira (07). A presença do animal silvestre foi percebida por moradores residentes nas proximidades do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Tudo indica que o mamífero tenha se deslocado do interior da Terra Indígena do Guarita, que faz divisa com a Rua Guarita.
O RESGATE
O Corpo de Bombeiros Voluntários (CBV) da microrregião de Tenente Portela, com a presença da Patrulha Ambiental - Patram resgatou na tarde o Tamanduá que havia subido em um poste da rede de energia elétrica na Rua Guarita, na cidade de Miraguaí.
O mamífero foi entregue aos cuidados da Patram.
TAMANDUÁ-BANDEIRA
O Tamanduá-Bandeira geralmente mede cerca de 2,20 metros, pesa até 45kg, tem uma cauda grande e com pelos grossos e compridos e um focinho longo. Usa suas garras dianteiras para escavar vários formigueiros e cupinzeiros ao longo do dia para capturar, com sua língua extensível, até 30 mil formigas e cupins.
Como se alimenta de formigas e cupins, não possui dentes. Seu olfato é aguçado, já que é a principal ferramenta para localizar suas presas. Quando encontra um formigueiro, o tamanduá-bandeira fica apenas alguns minutos no local, e logo se dirige a outra fonte de comida.
O tamanduá-bandeira está adaptado para viver em ambientes variados. Apesar de passar a maior parte do tempo no chão, ele tem habilidade para subir em árvores. Ele também pode caçar durante o dia ou a noite, dependendo da temperatura e da chuva.
Com Informações da Rádio Planeta FM - Miraguaí
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações