Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

RS: Ciclone intenso na costa trará ventania, muita chuva e fortes tempestades

Publicada em 02/11/2023

  •  RS: Ciclone intenso na costa trará ventania, muita chuva e fortes tempestades

A formação de um ciclone extratropical nos litorais do Uruguai e do Rio Grande do Sul trará chuva intensa e vento. O cenário se estenderá para Santa Catarina, segundo informações da MetSul Meteorologia. Há uma tendência de precipitação acima de 100 mm em muitos locais entre o Noroeste e Norte do território gaúcho entre esta quinta(02) e sexta-feira(03).

Conforme a MetSul, o ciclone que irá se formar deve ser um dos mais intensos de 2023, com pressão atmosférica muito baixa e acelerada intensificação do sistema juntos às costas gaúcha e uruguaia. O panorama poderá causar transtornos na rede elétrica.

Uma massa de ar frio, que provocou uma neve atípica na Patagônia, irá avançar pelo Norte da Argentina e se encontrar com o ar quente que está presente no Brasil. Essa condição irá aprofundar a baixa pressão a partir do Uruguai e do Rio Grande do Sul. Essa transição ocorrerá durante esta quinta-feira(02).

De acordo com a MetSul, na sexta, logo no começo do dia, a baixa pressão estará sobre o Rio Grande do Sul e se aprofunda, já com o processo de ciclogênese, avançando para a costa no decorrer do dia, onde se intensifica ainda mais como um ciclone extratropical que vai estar com seu centro, estimado pelos modelos em até 995 hPa, muito perto do Litoral Sul gaúcho entre o Chuí e Rio Grande, sobre o Oceano Atlântico.

No sábado, o ciclone vai estar sobre o Atlântico ainda perto dos litorais do Rio Grande do Sul e do Uruguai no começo do dia, ainda mais intenso e com pressão projetada por vários modelos entre 980 hPa e 985 hPa, mas no decorrer do período o sistema se afasta do continente no sentido Leste-Sudeste enquanto um centro de alta pressão com ar mais frio começa a tomar conta do Sul do Brasil.

EM CRUZ ALTA

Previsão de chuva com pancadas fortes no feriado, alternando com períodos de tempo nublado. Entre quinta e sexta, tem possibilidade de temporais isolados com rajadas de vento entre 60 e 80km/h. O acumulado de chuva deve passar dos 50 mm.

Na tarde da sexta-feira (03), o tempo começa a firmar e com uma trégua de 5 dias sem chuvas para o fim de semana e início da próxima semana.

 

Com Informações do Correio do Povo e Metsul Meteorologia

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Confira outras imagens

  •  RS: Ciclone intenso na costa trará ventania, muita chuva e fortes tempestades
prumo condominios
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface