Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Prefeitura disponibilizará sistema de alerta nas escolas municipais

Publicada em 31/10/2023

  • Prefeitura disponibilizará sistema de alerta nas escolas municipais

A Prefeitura de Cruz Alta anunciou nesta terça-feira (31) que irá ampliar os mecanismos e dispositivos de segurança nas escolas da rede municipal de ensino. Nas próximas semanas serão instalados botões de segurança e alerta escolar.

A prefeita Paula Rubin Facco Librelotto esteve reunida na segunda-feira (30) com os secretários da Educação, Moacir Marchesan Júnior; da Administração, Thiago Bittencourt e com o Coordenador de Segurança Pública, Eduardo Novakoski. Durante o encontro foi tratado sobre as fases de implantação e a forma em que o sistema de segurança funcionará de forma integrada junto ao aplicativo do Educarweb. Participaram ainda da reunião o vereador, Ubiraci Marques; o Tenente da Brigada Militar, Renato Schlotefeldt; o representante da empresa Abase Sistemas e o Agente de Tecnologias da Secretaria da Educação, Moisés Quevedo.

“A segurança dos nossos estudantes é prioridade. Para garantir segurança aos alunos, professores e a comunidade escolar, a prefeitura adotou neste ano uma série de medidas já implantadas nas escolas, como o deslocamento de vigia do município para atuar diretamente nas instituições, bem como a manutenção e o início da operacionalização das câmeras de videomonitoramento nas instituições de ensino. A partir de agora, as escolas também vão passar a contar com o botão do pânico, que caso seja necessário a sua utilização, emitirá diretamente a central de monitoramento dos órgãos de segurança, um alerta sonoro e de comunicação, oportunizando uma rápida resposta”, concluiu a prefeita.

O aplicativo Segurança EducarWeb possui um botão de pânico, que, em caso de emergências, pode ser acionado por professores e servidores cadastrados. O sistema enviará um alerta para o Centro Integrado de Comando, que acionará as forças de segurança e demais órgãos em alertas que ocorram nos endereços pré-cadastrados das escolas e creches.

O Projeto foi planejado pela Coordenadoria Municipal de Segurança Pública, juntamente com as Secretarias Municipais da Educação e da Administração. A partir do trabalho integrado entre os setores, o projeto foi elaborado visando utilizar os mecanismos tecnológicos como fator adicional de segurança. Através de um filtro inserido dentro do sistema, as demandas de emergência serão direcionadas diretamente a Brigada Militar.

De acordo com o cronograma, a partir das próximas semanas, as equipes das Secretarias de Educação e da Administração, devem iniciar o treinamento das equipes e dos responsáveis pela operacionalidade do sistema de segurança dentro das instituições de ensino.

De autoria do vereador Ubiraci Marques, foi protocolado nesta semana na Câmara Municipal de Vereadores de Cruz Alta o Projeto de Lei Ordinária 7033/2023, que trata sobre a disponibilização aos diretores e coordenadores de escolas municipais, do dispositivo de segurança conhecido como botão do pânico. O dispositivo deverá ser utilizado como medida de segurança preventiva nas escolas, quando por ventura for constatado perigo iminente.

O Coordenador de Segurança Pública Eduardo Novakoski detalhou como funcionará o processo de instalação do dispositivo. “Durante as próximas semanas iniciaremos a implementação deste novo dispositivo de segurança que beneficiará as escolas da rede municipal de ensino. De acordo com o nosso cronograma e em parceria com a SME, vamos realizar a seleção, a orientação e o treinamento dos professores e servidores que serão responsáveis pelo gerenciamento e acionamento do botão de segurança. Diante da necessidade do acionamento do botão de segurança é emitido um alerta sonoro junto aos órgãos de segurança e a coordenadoria, mostrando em tempo real a localização da ocorrência”, concluiu o coordenador.

Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo

Grupo Pilau de Comunicações
ROSMER PALACE HOTEL
Lottini & Co
Criação de Lojas Virtuais

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface