Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Governo do Estado lança plano estratégico para ações climáticas

Publicada em 24/10/2023

  • Governo do Estado lança plano estratégico para ações climáticas

O governo do Estado lançou, nesta segunda-feira (23), um plano de Estratégias para as Ações Climáticas do ProClima 2050. A medida pretende dar suporte à realização de trabalhos que reduzam os efeitos do problema, que atinge todo o planeta. O ato de lançamento ocorreu na Fábrica do Futuro, em Porto Alegre, e contou com a presença do governador Eduardo Leite e de secretários de Estado.

Elaborado pela Assessoria do Clima (Asclima), da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), o plano estratégico servirá como um roteiro para as medidas de mitigação dos efeitos e de adaptação ao novo cenário mundial. Além disso, o documento definirá prazos para que as ações sejam executadas.

O plano foi desenhado a partir de quatro pilares: transição energética justa; redução das emissões de gases do efeito estufa; educação e conscientização ambiental; e resiliência climática. As atividades serão gerenciadas por um gabinete permanente por meio de acordo firmado com o Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais (ICLEI, na sigla em inglês). O foco será em prevenção, resiliência e enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas.

No lançamento, foi realizada a assinatura do contrato com o ICLEI, que vai prestar serviço de consultoria para elaborar o Plano de Governança e Conformidade Climática. O acordo, cujo valor de R$ 1,5 milhão será custeado com verbas do programa Avançar, tem previsão de duração de 18 meses e será focado em desenvolver uma estratégia abrangente de governança para lidar com questões relativas às políticas climáticas. No escopo está incluída a execução do inventário de emissões de gases do efeito estufa, conforme diretrizes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança de Clima (UNFCCC).

Além disso, também será realizada a capacitação de uma equipe do Estado nas metodologias aplicadas, viabilizando um monitoramento contínuo das emissões de gases do efeito estufa. Uma análise de riscos e vulnerabilidades relacionadas às mudanças climáticas também deve ser produzida, ajudando na proposição de políticas públicas voltadas à redução das emissões e à remoção dos gases na atmosfera.

Como resultado das Estratégias do ProClima 2050, um plano de ação abrangente, visando enfrentar questões climáticas em âmbito estadual, deve ser elaborado a fim de apoiar a criação de um roteiro para descarbonização da economia, com foco especial em setores elencados pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, em inglês): Energia, Resíduos, Indústria e Agropecuária, Usos Alternativos do Solo e Florestas.


Com informações do Governo do Estado

Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo

Grupo Pilau de Comunicações



ROSMER PALACE HOTEL
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface