Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Saúde amplia vacinação contra meningite para adolescentes de 11 a 14 anos

Publicada em 10/10/2023

  • Saúde amplia vacinação contra meningite para adolescentes de 11 a 14 anos

A Secretaria de Saúde, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, disponibilizará temporariamente até dezembro de 2023 a vacina meningocócica ACWY (Conjugada) para adolescentes de 11 a 14 anos de idade. Segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Joice Miron Grenzel, esta medida tem por finalidade a proteção contra a DM, pelos sorogrupos A, C, W e Y, além de otimizar o uso das doses da referida vacina, em virtude do seu baixo consumo nos últimos anos, e da existência de quantitativo de doses da mesma. A vacina, inclusive estará disponível durante a campanha de multivacinação, que ocorrerá de 16 a 27 de outubro.

A imunização está disponível nas seguintes salas de vacinação Toribio Verissimo, Alvorada, Santa Rita, Brum, Jardim Primavera, Vila Nova, São Genaro, Benjamin Nott, Centro e Centro de Saúde da Mulher e da Criança, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. Para receber a vacina é necessário levar a carteira de vacinação e um documento com foto.

Por que vacinar um adolescente com a meningocócica ACWY?

A vacina Meningocócica ACWY é recomendada para adolescentes de 13 a 14 anos de idade por várias razões. A vacina protege contra quatro tipos de meningococos: os sorogrupos A, C, W e Y, que são as principais causas de meningite bacteriana e outras infecções invasivas.

A meningite meningocócica é uma infecção grave das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal) e pode levar a complicações graves, incluindo danos cerebrais, surdez, amputação de membros e até mesmo a morte. A vacinação é a melhor forma de prevenir a infecção.

Os adolescentes são considerados um grupo de risco para a disseminação da meningite meningocócica, uma vez que a bactéria pode se espalhar facilmente em ambientes com aglomeração de pessoas, como escolas e dormitórios. Ao vacinar essa faixa etária, reduz-se a chance de transmissão da doença para outras pessoas.

Ao receber a vacina, o adolescente está se protegendo individualmente contra a doença. Além disso, a imunização em massa ajuda a criar uma imunidade coletiva, reduzindo o risco de surtos e protegendo aqueles que não podem receber a vacina, como pessoas com sistema imunológico comprometido.

As vacinas são recomendadas com base em evidências científicas e orientações de autoridades de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e os órgãos de saúde locais. Essas organizações avaliam continuamente os dados epidemiológicos e a eficácia das vacinas para fazer recomendações sobre quais grupos devem receber determinadas vacinas.

“Em resumo, a vacina Meningocócica ACWY é recomendada para adolescentes de 13 a 14 anos para protegê-los contra a meningite meningocócica e prevenir a disseminação da doença”, diz Joice.

prumo condominios
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface