Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

RS registra queda nos homicídios, feminicídios e latrocínios em setembro

Publicada em 05/10/2023

  • RS registra queda nos homicídios, feminicídios e latrocínios em setembro

Em setembro, o Rio Grande do Sul registrou queda nos principais indicadores criminais, como homicídio, feminicídio e latrocínio. No último mês, houve redução de 24,3% nos casos de homicídio em relação a setembro de 2022. Em todo o Estado, foram registradas quatro ocorrências de feminicídio, diminuição de 33,3% em comparação ao mesmo período do ano passado. Já o crime de latrocínio teve queda de 16,7%, com cinco mortes registradas no RS.

Os indicadores criminais foram divulgados nesta quinta-feira (4) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Homicídios: diminuição de 24% das ocorrências

Depois de maio e julho registrarem os menores números de homicídios em toda a série histórica, iniciada em 2010, setembro também manteve a tendência de queda, encerrando o mês com 115 ocorrências no Rio Grande do Sul. Isso representa uma redução de 24,3% em comparação com o mesmo período no ano passado.

Para o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, a redução das mortes violentas e dos crimes patrimoniais no Estado foi resultado de um trabalho conjunto executado pelas forças de segurança. "De forma ininterrupta, atuamos com planejamento e inteligência para reduzir a criminalidade. Vamos aumentar a pressão operacional para atacar diretamente o crime organizado e trazer maior sensação de segurança à população gaúcha", destacou Caron.

Feminicídios: nova redução no RS

Desde abril deste ano, os casos de feminicídio vêm caindo no Rio Grande do Sul. Em setembro, foram registradas quatro ocorrências contra seis no mesmo mês de 2022, o que corresponde a uma redução de 33,3%. No acumulado de janeiro a setembro, foram 64 casos no Rio Grande do Sul, 19 ocorrências a menos em relação ao mesmo período do ano passado.

Latrocínio: cinco casos em todo o Estado

Com relação aos crimes de latrocínio, em setembro de 2023, foram registradas 5 mortes no Estado, o que representa uma redução de 16,7% em relação ao mesmo período do ano passado. A tendência descendente também é observada no acumulado do ano: de janeiro a setembro, o indicador fechou em queda de 9,8%.

Roubo de veículos: 9ª queda consecutiva em 2023

No que se refere ao roubo de veículos, setembro manteve a tendência de queda registrada nos meses anteriores. Em todo o Rio Grande do Sul, foram computadas 276 ocorrências contra 368 no mesmo período do ano passado, diminuição de 25%. Esta é a nona redução consecutiva do indicador em 2023, pois todos os meses de janeiro a agosto registraram variações negativas que oscilaram entre 1% e 21%.

Abigeato: menor número desde 2010

Em setembro, foram registrados 272 casos de abigeato em todo o Estado, 37% a menos do que no mesmo período do ano passado. Trata-se do menor número registrado em toda a série histórica, iniciada em 2010. Antes disso, o menor número havia sido registrado em junho de 2023, com 285 casos.


Com informações da Secretaria da Segurança Pública

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface