Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Aprovado Projeto de Lei que declara Cruz Alta Capital da Irrigação no Estado

Publicada em 05/10/2023

  • Aprovado Projeto de Lei que declara Cruz Alta Capital da Irrigação no Estado

 O Projeto de lei 130/2023, de autoria do deputado Rafael Braga (MDB), que declara o município de Cruz Alta Capital da Irrigação no Estado do Rio Grande do Sul, foi levado a votação na sessão plenária desta terça-feira (03).

Na tribuna, Braga defendeu a importância do título para o município que durante esta semana realiza a Feira Nacional do Trigo, onde diversos eventos técnicos serão discutidos sobre a cadeia do agronegócio.

“É um momento importante, Cruz Alta que recebe o turismo de negócios, com essa expertise que tem na tecnologia de irrigação, e isso vem a acrescentar. Essa casa que hoje discute as questões de inundação, mas que alguns meses atrás discutia as questões de estiagem, possa, não só nos momentos de intemperes, discutir as políticas públicas necessárias para essas situações.

O projeto foi aprovado por unanimidade de votos (46 x 0), declarando Cruz Alta “Capital da Irrigação” no Estado do Rio Grande do Sul.

Conforme levantamento da Emater e do Censo Agropecuário do IBGE, Cruz Alta tem quase 15 mil hectares irrigados. De acordo com a radiografia da agropecuária gaúcha, Cruz Alta é considerado município com a maior irrigada por pivô central do Estado e da região sul do país, sendo um dos pioneiros na implantação desses pivôs.

“Em ação conjunta com o polo de irrigação do noroeste gaúcho, o município está implementando uma política de investimento em áreas irrigadas, num trabalho com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e o próprio Governo do Estado”, descreveu o deputado Rafael Braga no relatório do projeto.

Como pontos positivos do sistema de irrigação, destacam-se a geração de empregos no campo, a criação de renda em pequenas propriedades e a diversificação da produção.

 

Com informações da Assembléia Legislativa do RS

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações


prumo condominios
Rádio Cruz Alta
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface