Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Unidades de saúde terão programação especial do Outubro Rosa

Publicada em 05/10/2023

  • Unidades de saúde terão programação especial do Outubro Rosa

Os cuidados com a saúde devem ser prioridade ao longo de todo o ano, mas é no Outubro Rosa que se reforçam os alertas para o câncer de mama. A fim de incentivar as mulheres a realizarem os exames necessários e esclarecerem dúvidas sobre a doença, o Centro de Saúde da Mulher e da Criança, juntamente com as Estratégias de Saúde da Família do município, promoverão durante todo este mês, atividades em alusão a campanha “Um toque pode mudar a sua vida”. 

A campanha será aberta oficialmente na sexta-feira (6), com a entrega de material informativo, no período da tarde e noite, durante a VXII Fenatrigo. A ação conta com a parceria da Liga Feminina de Combate ao Câncer.

De acordo com a Enfermeira do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, Leise Pereira Da Costa, o foco do Outubro Rosa no município é priorizar a prevenção e o diagnóstico precoce. Leise explica que, cada unidade de saúde realizará atividades relacionadas a campanha, com o oferecimento de vários serviços às mulheres.

DIA D

O Dia D ocorrerá em 21 de outubro, sábado, em todas as Estratégias de Saúde da Família (exceção do DNER), das 9h às 17h. Será um dia especialmente flexibilizado para alcançar todo o público feminino, com oferta de exame clinico das mamas e coleta de Citopatológico, com agendamento prévio. Também será ofertado atendimento com a equipe multidisciplinar (avaliação odontológica e atualização de caderneta de vacinas).

“Desejamos promover a conscientização sobre a doença, proporcionar o compartilhamento de informações, maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade”.

CAMINHADA ROSA

No dia 28 de outubro, sábado, no período da tarde, as ESFs e o Centro de Saúde da Mulher e da Criança, em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer, realizarão a Caminhada Rosa: “Um toque pode mudar a sua vida”. Ela sairá da Praça General Firmino, em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima. Toda a população está convidada a participar.

Leise salienta que diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama. Ela comenta que o risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos. Outros fatores são obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, exposição frequente a radiações ionizantes, e primeira menstruação (menarca) antes dos 12 anos.

“O uso de contraceptivos orais (estrogênio-progesterona) por tempo prolongado e terapia de reposição hormonal pós menopausa, também são considerados fatores”, diz.

A profissional lembra que o câncer de mama quando detectado em fases iniciais possibilita um tratamento precoce, aumentando as chances de cura. “Todas as mulheres, independente da idade, devem ser estimuladas a conhecerem o seu corpo para saber o que não é normal em suas mamas. Por isso, o autoexame é fundamental”.

SOBRE O MOVIMENTO

O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O que é câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início.

“O Outubro Rosa tem como principal objetivo divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença”, finaliza.


Com informações da Prefeitura Municipal/Jornalista Muriel Beituni Braatz

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

ROSMER PALACE HOTEL
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface