Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Cruz Alta debate criação de campus do Instituto Federal Farroupilha

Publicada em 29/09/2023

  • Cruz Alta debate criação de um campus do Instituto Federal Farroupilha

A audiência pública para tratar sobre a implantação de um Campus do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) em Cruz Alta lotou o auditório do Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias. 

O evento realizado, na noite de quinta-feira (28), contou com a presença de autoridades estaduais, regionais e locais, além de representantes de entidades, organizações, lideranças comunitárias e comunidade em geral.

A mesa oficial do evento foi composta pelo Deputado Estadual Rafael Braga Librelotto; pelo Deputado Federal Elvino Bohn Gass; pela prefeita Paula Rubin Facco Librelotto; pela reitora do IFFar Nídia Heringer; pelo vice-prefeito Luciano Ardenghi; pela presidente da Câmara Municipal de Vereadores Valéria de Bortoli; pelo presidente do Corede Alto Jacuí, Roberto Vizzoto; pelos prefeitos de Boa Vista do Cadeado, João Paulo Beltrão dos Santos; de Ibirubá, Abel Grave; do vice-prefeito de Pejuçara, João Luiz Valandro e de Boa Vista do Incra, Paulo Cezar Schneider de Siqueira.

Promovido pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, o evento de proposição do Deputado Estadual Rafael Braga Librelotto, teve como finalidade ampliar o debate e dar transparência as ações desenvolvidas em prol da instalação do IFFar em Cruz Alta.

O Deputado Estadual e proponente da Audiência Pública, Rafael Braga Librelotto, deu as boas-vindas e falou sobre a importância deste momento para a cidade de Cruz Alta. “Essa noite representa um momento histórico para nossa cidade e região. Hoje damos mais um importante passo para tornar o sonho em ter um Instituto Federal, em realidade. Nossa região entende que a geração de emprego, renda e riqueza, passa diretamente pelos investimentos em educação. Nesta noite, demonstramos a união da nossa comunidade, das entidades, instituições e empresas, em prol desta importante pauta que é viabilizar a implantação do IFFar em Cruz Alta”, destacou.

Proposta do município

Durante a Audiência Pública, o Poder Executivo Municipal anunciou aos representantes do IFFar, as contrapartidas que serão apresentadas pelo município junto ao Ministério da Educação para garantir e viabilizar a implantação de uma unidade do Institu em Cruz Alta.

Entre as propostas apresentadas, a Prefeitura de Cruz Alta irá realizar em caráter provisório a cedência da estrutura física onde funcionava a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Pardal, localizado entre os bairros Arco-Íris e Educacional. Além da cedência do prédio, a prefeitura irá subsidiar os serviços de internet, luz, água e o monitoramento, assim como disponibilizar o serviço de Telemedicina aos alunos, professores e colaboradores da instituição, numa ação em parceria com o Hospital Regional Santa Lúcia.

Para viabilizar futuramente a construção de uma unidade, o Poder Executivo também se comprometeu em realizar a doação de uma área de 10 hectares de terra, dentro de uma área maior de 23 hectares, localizada às margens da BR-158, considerada uma das mais importantes rodovias de escoamento da produção agrícola do nosso Estado. Além da doação da área, a Prefeitura também se compromete em realizar a terraplanagem necessária do terreno, bem como a pavimentação asfáltica do acesso ao Campus do IFFar.

Em seu pronunciamento a prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto, enfatizou a importância e os benefícios que a instalação do IFFar pode trazer para o município. “Hoje demonstramos a força e a união da comunidade Cruz-altense que atendeu o nosso pedido, lotando o Auditório da Escola Annes Dias e demonstrando o apoio à instalação do Instituto Federal Farroupilha em nosso município. Materializamos oficialmente o nosso interesse em contar com essa importante instituição de ensino. Mobilizamos a nossa comunidade, reunimos os órgãos públicos, as entidades e empresas nesta importante corrente em busca de um futuro próspero para nossa cidade e região. Construímos sem dúvidas, uma das melhores propostas e contrapartidas necessárias para viabilizar a implantação do instituto em nossa querida cidade” disse a prefeita.

Manifestação de autoridades

O prefeito de Ibirubá e presidente do COMAJA, Abel Grave, reforçou o seu apoio ao importante pleito regional. “O município de Ibirubá conta com uma unidade do Instituto Federal e por entender a importância que uma instituição deste porte significa para o desenvolvimento econômico, social e regional, hoje estamos nos somando a este importante pleito regional. A qualificação da mão de obra e dos nossos profissionais, é a garantia da geração de oportunidades e da transformação de uma cidade. Como presidente do COMAJA reafirmo o meu apoio incondicional para que Cruz Alta possa receber um Campus do IFFar”, concluiu o prefeito.

Representando a Câmara dos Deputados, o Deputado Federal Elvino Bohn Gass falou sobre a expansão da rede de Institutos. “O Governo Federal anunciou recentemente que voltará a investir na ampliação da rede de Institutos Federais e na melhoria da infraestrutura das unidades existentes no Brasil. Os Institutos Federais cumprem um importante papel dentro das localidades e regiões onde estão inseridos, oportunizando a qualificação, a formação e o desenvolvimento social e econômico. Essa importante audiência pública, reafirma e demonstra o compromisso do município de Cruz Alta em busca de um Campus do IFFar. As demonstrações favoráveis e a união da comunidade, é sem duvidas um grande passo para a concretização deste pleito”, destacou o deputado. 

Sobre o Instituto Farroupilha 

Com sede no município de Santa Maria, o Instituto Federal Farroupilha oferece educação pública de excelência e de forma gratuita. Atualmente são 12 unidades no Estado do Rio Grande do Sul, disponibilizando mais de 180 cursos, divididos em 12 eixos tecnológicos. O processo de escolha dos eixos é realizado através de audiências públicas, consulta ao mapa de demandas e a análise das ofertas já existentes no município de região.

O IFFar integra a rede de institutos federais, que deverá ser ampliada nestes próximos anos, oferecendo ensino médio integrado, cursos técnicos, tecnólogos, graduação e pós-graduação em diferentes eixos. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) estipula que até 2026 a instituição conte com pelo menos 15 unidades.

A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, esteve presenta na Audiência e fez uma breve apresentação contextualizando a história, os cursos e eixos disponibilizados pela instituição. A apresentação teve como foco o “Território IFFar”, referindo-se às regiões impactadas pelas unidades da instituição. A apresentação também trouxe dados gerais sobre a Rede Federal e as perspectivas de expansão da rede.

Para a reitora a participação da comunidade é extremamente importante para o desenvolvimento do projeto. “Para que possamos construir um projeto de unidade e viabilizar a implantação de uma unidade do instituto no município, é extremamente importante as demonstrações de mobilização e união em prol do IFFar. É através da Audiência Pública que temos a oportunidade de ampliar o diálogo e principalmente sanar as dúvidas da comunidade. Também é neste momento, a oportunidade que o município em apresentar sua proposta e contrapartidas, assim como demonstrar o seu interesse e a união da comunidade”, concluiu a reitora.´

A criação das unidades também envolve contrapartidas dos municípios, como a disponibilização de um prédio ou um terreno para o funcionamento da instituição e a viabilização de transporte público para esta localidade. Após a implantação, o campus é mantido inteiramente com recursos federais.

O próximo passo será oficializar ao Ministro de Estado da Educação a carta interesse do município de Cruz Alta, demonstrando as contrapartidas e as potencialidades para ser um dos municípios contemplados com um Campus do IFFar.

Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo

Grupo Pilau de Comunicações


Confira outras imagens

  • Cruz Alta debate criação de um campus do Instituto Federal Farroupilha
  • Cruz Alta debate criação de um campus do Instituto Federal Farroupilha
  • Cruz Alta debate criação de um campus do Instituto Federal Farroupilha
Criação de Lojas Virtuais
Lottini & Co
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.