Publicada em 23/09/2023
Na tarde desta quinta-feira (21), a prefeita de Cruz Alta Paula Rubin Facco Librelotto e a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico Cláudia Pedroso, estiveram no município de Santa Rosa conhecendo a estrutura física do Campus local do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). O vereador e ex-secretário de Desenvolvimento Social, Hioran Cordeiro também acompanhou a visita.
A comitiva Cruz-altense foi recepcionada pela Diretora-Geral do Campus Santa Rosa, Analice Marchezan; pelo Diretor de Administração, Magnus Jaime Scheffler; pelo Diretor de Pesquisa, Extensão e Produção, Adriano Wagner; pela Diretora de Ensino, Raquel Fernanda Ghellar Canova e pela Diretora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Melissa Walter.
A visita institucional ao Campus de Santa Rosa faz parte da articulação e do trabalho do município de Cruz Alta em busca de uma extensão ou unidade do IFFar. Durante a visita a comitiva cruz-altense, teve a oportunidade de conversar sobre o funcionamento da instituição, bem como conhecer a estrutura física das salas de aula, auditório, laboratórios e bibliotecas. Também foram apresentados os cursos que são ofertados pela instituição, que conta atualmente com 1316 alunos.
Para a prefeita Paula Rubin Facco Librelotto a visita foi importante para conhecer a estrutura física e funcional da instituição, assim como avaliar as contrapartidas que serão apresentadas pelo município. “Hoje conhecemos a estrutura física do Campus de Santa Rosa do Instituto Federal Farroupilha, além da história e dos cursos gratuitos disponibilizados pela instituição à comunidade regional. Essa visita foi extremamente importante para avaliarmos a estrutura necessária e conhecer um pouco mais da história e do trabalho realizado para viabilizar a implementação de uma unidade no município. Cruz Alta segue trabalhando e buscando a articulação necessária para ser um dos municípios gaúchos selecionados e contemplados com uma unidade do IFFar”, concluiu a prefeita.
Saiba mais sobre o Campus Santa Rosa:
O Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa teve sua criação oficial em Brasília, no dia 19 de dezembro de 2009, e seu funcionamento foi autorizado em 01 de fevereiro de 2010, pela Portaria n° 99, de 29 de janeiro de 2010. Em 22 de fevereiro de 2010 iniciaram-se as atividades letivas. No dia 07 de maio de 2010, foi realizada a cerimônia oficial de entrega do Campus à comunidade, data esta considerada comemorativa como “o aniversário do Campus Santa Rosa”.
Abrange treze municípios da região Noroeste do RS: Alecrim, Cândido Godói, Independência, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, Três de Maio, Tucunduva e Tuparendi.
O Campus Santa Rosa dispõe de infraestrutura moderna, com laboratórios técnicos e equipamentos de última geração para desenvolver com qualidade as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além do espaço escolar amplo, o Campus busca a sua inserção na comunidade a partir de parcerias com empresas locais, projetos de pesquisa e de extensão. De acordo com sua concepção legal, o Campus destina 50% das vagas para cursos técnicos e no mínimo 20% das vagas para cursos de Licenciaturas, sobretudo nas áreas de Ciências e Matemática.
Audiência Pública
Para debater os benefícios da implantação de uma unidade do Instituto Federal Farroupilha em Cruz Alta, está marcada para o dia 28 de Setembro a realização de uma Audiência Pública, que acontecerá a partir das 19h no Auditório do Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias.
Com informações da Prefeitura Municipal de Cruz Alta
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações