Publicada em 21/09/2023
Em decisão unânime, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu, na quarta-feira (20), a taxa Selic de 13,25% ao ano para 12,75% ao ano. A última vez que a Selic chegou nesse patamar foi em maio do ano passado, momento no qual o colegiado mantinha a curva de aperto monetário.
Esse é o segundo corte na Selic após uma inércia na taxa por cerca de um ano. Desaceleração na inflação e economia avançando em passo moderado criaram ambiente para essa inversão na curva no juro.
No texto que acompanha a decisão, o comitê cita o processo de desinflação observado no país como um dos motivos que justificam a redução. Para a próxima reunião, que ocorre entre o fim de outubro e início de novembro, o Copom projeta novo corte de 0,5 ponto percentual:
“Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, antevêem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”.
O órgão também reforçou a importância de perseguir as metas fiscais e de perseverar uma política monetária contracionista até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também o atingimento das metas.
Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo
Grupo Pilau de Comunicações