Publicada em 18/09/2023
Buscando avançar na efetivação da Lei Paulo Gustavo no município, na última sexta-feira (15) membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais, estiveram reunidos na Casa Museu Erico Verissimo, onde promoveram um amplo debate sobre a Lei Paulo Gustavo . Segundo o Presidente do Conselho, Cléber Lorenzoni, este é um momento de cada setorial ouvir seus segmentos para a construção dos editais. A reunião também contou com a presença do representante jurídico da Prefeitura, Pablo Homercher.
“É preciso que os representantes das setoriais busquem de forma ativa artistas e fazedores de cultura de cada área, e escutem de que forma a classe cultural foi prejudicada durante a pandemia e como podemos fazer com que os valores que serão repassados a Cruz Alta cheguem a quem mais precisa. Partimos do pressuposto de que todos têm direito”, diz Cléber.
O Presidente salienta que, na próxima assembleia que acontecerá no início de outubro, o Conselho formará comissões que irão criar os editais. Neste momento, os representantes de cada setorial deverão entregar as atas referentes as oitivas das demandas dos respectivos segmentos.
SOBRE A LEI PAULO GUSTAVO
A Lei tem como objetivo apoiar trabalhadores da cultura diante dos desafios da pandemia de COVID-19. Prevê repasse de R$ 3,86 bilhões do superávit do Fundo Nacional de Cultura (FNC) a Estados, municípios e ao Distrito Federal para ações emergenciais voltadas ao setor cultural, por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios, concursos ou outras formas de seleção pública.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Cruz Alta - Rádio Jornalismo
Grupo Pilau de Comunicações