Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Brucelose: Prefeitura alerta sobre vacinação de fêmeas bovinas e bubalinas

Publicada em 08/09/2023

  • Brucelose: Prefeitura alerta sobre vacinação de fêmeas bovinas e bubalinas

A Secretaria de Desenvolvimento Rural auxilia os produtores rurais de Cruz Alta na hora de vacinar fêmeas bovinas e bubalinas de três a oito meses de idade contra a brucelose, com a disponibilização de receituário para a compra da vacina em uma casa agropecuária credenciada, bem como a aplicação, marcação dos animais com o número correspondente ao ano e o atestado de vacinação para ser entregue pelo produtor na Inspetoria Veterinária, onde é feito o registro das terneiras vacinadas.

A brucelose é uma doença causada por bactérias que habitam, sobretudo, bovinos. Ela pode ser transmitida para os humanos quando, entre outros meios, há consumo de carne contaminada ou ingestão do leite não pasteurizado. 

De acordo com o Médico Veterinário da Secretaria, Alessandro Rubin de Oliveira, a vacina é aplicada exclusivamente por médico veterinário, oficial ou autônomo, cadastrado na Secretaria Estadual de Agricultura. Ele emitirá o atestado de vacinação das fêmeas bovinas e/ou bubalinas. “A vacinação também evita a transmissão da doença ao consumidor, através do leite ou da carne. Por isso, fizemos um alerta para que as pessoas não façam o consumo de produto clandestino, já que, muitas vezes, os animais de origem podem não ter sido vacinados, transmitindo, ocasionalmente, a doença”.

Os produtores que descumprem a obrigatoriedade de vacinação estão sujeitos a penalidades como impedimento de retirar animais da propriedade, independente da categoria a ser movimentada, e aplicação de auto de infração e multa. “Todas as bezerras, sendo de propriedades leiteira ou de corte, precisam ser vacinadas, justamente para estarem protegidas contra a brucelose. Para fêmeas que estão com idade superior aos 8 meses, tem a vacina RB 51, da qual possui um custo mais elevado”, diz ele.

Mais informações podem ser adquiridas através do telefone 3322-8833.


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface