Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Segunda edição do FESTeatro será em outubro

Publicada em 04/09/2023

  • Segunda edição do FESTeatro será em outubro

Cruz Alta está se preparando para o 2º Festival de Teatro, organizado pela Secretaria de Cidadania, através da Coordenadoria de Eventos em parceria com a Secretaria de Educação, por meio do projeto Dia D Teatro que oferta aulas gratuitas de teatro nas escolas da rede municipal de ensino. Desta vez o festival que, acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro, na Casa de Cultura Justino Martins, envolverá alunos das escolas Frederico Baiocchi, Carlos Gomes, Arthur Moreira, Hildo Meneghetti, Gabriel Annes da Silva, Francisco Puppo, Maria Gessi, Antônio Serra, Castelo Branco, Intendente Vasconcellos e Ticiano Cameroti, além da turma de teatro do Núcleo da Casa de Cultura e os alunos da Escola de Teatro Máschara.

A primeira edição do festival foi realizada no ano passado, envolvendo grupos de companhias de teatro de cidades como Santa Maria, Caxias do Sul, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, e Maringá. “Neste ano, a Prefeitura resolveu motivar as nossas crianças a construírem através do seu olhar sobre o teatro, peças, coreografias, fazendo, assim, o teatro frutificar dentro da sala de aula”, diz Cléber Lorenzoni, Coordenador de Eventos da Secretaria de Cidadania.

Segundo Renato Casagrande, presidente do Grupo Teatral Máschara que é parceiro no projeto, a proposta é descobrir talentos, desenvolver as possibilidades criativas, a sociabilização e a psicomotricidade dos alunos da rede municipal de ensino. O projeto, semanal, tem como professores/encenadores alguns artistas do Máschara como: Alessandra Souza, Raquel Arigony, Antonia Serquevitio, Fabio Novello, Ellen Faccin, Romeu Waier, Carol Guma, Renato Casagrande, Antonia Serquevitio, Clara Devi e Fabio Novello.

 "A arte cênica pode ajudar nos estudos, no desenvolvimento motor, na visão de mundo, e na capacidade das descobertas pessoais de cada ser que frequenta nossas escolas. Estamos muito felizes porque daremos protagonismo as nossas escolas e crianças. Ter acesso à arte é um direito garantido pelos princípios de cidadania”, diz Cléber.

Cléber ainda lembra que haverá premiação para atores, e professores envolvidos. “Queremos celebrar, já que o festival é na verdade uma grande festa. Em 2022, nós visitamos as escolas e levamos cenas para a apreciação dos alunos. Já em 2023, as escolas cujos alunos mostraram interesse, receberam oficinas, e ideia é que, em 2024, o número de escolas e alunos aumentem ainda mais”, afirma Alessandra Souza, uma das instrutoras.

O Festival está inserido no calendário oficial de eventos do Município de Cruz Alta como prevê o decreto nº 087/22, de 15 de março de 2022.


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface