Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Campanha do Setembro amarelo é aberta no município

Publicada em 01/09/2023

  • Campanha do Setembro amarelo é aberta no município

Na manhã desta sexta-feira (1º), foi realizada a abertura da campanha “Setembro Amarelo”, no Clube Arranca. A atividade, foi voltada especialmente para profissionais da Secretaria de Saúde. Durante o dia, a programação foi marcada por palestras com a Psiquiatra Cíntia Scopel (Tema: Quando preciso de ajuda) e Coach Ângela Alessio (Tema: Tempo de ser feliz), bem como atividades laborais, apresentações musicais e terapias alternativas.

Sobre o Setembro Amarelo, em sua fala, a Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, salientou que todos estão sujeitos a passarem por um desequilíbrio emocional. “Este é um momento para pararmos e olharmos para dentro de nós. E isso, também é uma prioridade de nossa Administração. Lembro que, não temos como doar nada, se não tivermos bem para isso, ou seja, os profissionais precisam de nossa atenção, já que desejamos que o paciente, lá na ponta, receba um excelente atendimento”, disse a Prefeita Dra. Paula.

Jussara Gutierrez, Coordenadora da 9ª CRS, comentou que a campanha é uma busca pela valorização da vida. “Um evento muito importante voltado aos profissionais da saúde, educação e assistência social. Precisamos deste momento para cuidarmos da nossa saúde mental”, disse a Coordenadora.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, Daura Melissa Costa Beber Westphalen, o mês de setembro tem como proposta fazer acontecer o trabalho de proteção em rede. “É preciso ouvir, acolher e encaminhar o usuário que busca uma ajuda importante para estar prevenindo sua vida”. Para a Secretária, é fundamental fortalecer a saúde mental na atenção primária e atenção especializada. “A vida é cheia de encantos e desencantos. Cada instante é uma oportunidade de recomeços. Não espere pelo setembro amarelo para falar o que você sente. Você não está sozinho”, comentou Daura.

Ana Cristina Almeida, Coordenadora dos CAPS Adulto e AD, falou que, no mês de setembro, várias ações nos CAPS I, Infantil e AD serão realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área. “Será um mês dedicado a trabalhar temas relacionados à saúde mental”, disse.

Janaina Martins Lopes, assistente social e coordenadora do CAPS Infantojuvenil Bem Me Quer, destacou que a saúde mental depende da saúde individual de cada um e também dos seus familiares. “Praticar uma atividade física, manter um vínculo com os amigos e familiares, resgatando coisas boas, são essenciais para uma boa saúde mental”, comentou.

SOBRE A CAMPANHA

A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo no dia 10 de setembro, data na qual é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações

Confira outras imagens

  • Campanha do Setembro amarelo é aberta no município
  • Campanha do Setembro amarelo é aberta no município
  • Campanha do Setembro amarelo é aberta no município
CLARO
Criação de Sites e Desenvolvimento de Sites - Netface
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface