Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Com investimento de 200 mil reais, Prefeitura inaugura novo Centro Acolher

Publicada em 26/08/2023

  • Com investimento de 200 mil reais, Prefeitura inaugura novo Centro Acolher

A partir de agora, o Centro Acolher está em novo local, na Rua Assis Brasil, 375, Vila Lizabel. A Cerimônia de inauguração aconteceu na tarde da sexta-feira (25) e contou com a presença da Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, vice-prefeito Luciano Florian Ardenghi, secretária de Saúde Daura Melissa Costa Beber Westphalen, Coordenadora da 9ª CRS Jussara Gutierrez, vereadores, profissionais que atuam no Centro Acolher, pacientes e familiares. O projeto, idealizado pela atual administração, é o segundo no estado a prestar este tipo de atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista-TEA, depois de Pelotas.

Em sua fala, a Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, salientou que para o novo Centro Acolher, o investimento total foi de 200 mil reais, e para a manutenção e bem-estar dos atendidos o valor investido será de 924 mil reais por ano. “Encerramos a semana entregando à comunidade mais um importante espaço destinado ao atendimento e assistência aos pacientes com TEA. Com a inauguração deste espaço, fortalecemos a nossa rede de cuidados à saúde das pessoas com TEA e de suporte as suas famílias, demonstrando e reafirmando o nosso compromisso com esta importante pauta”, disse a Prefeita Dra. Paula.

Ainda, segundo a Prefeita, a partir de um espaço amplo e remodelado, com uma equipe multidisciplinar, o município irá garantir a assistência a todos os pacientes atendidos pelo centro. “O Centro Acolher é mais uma ação estratégica da nossa administração, que é mantido com recursos próprios e proporcionará ainda mais qualidade na saúde da nossa gente”, ressaltou a Prefeita.

O espaço tem como objetivo acolher e direcionar os pacientes para a linha de cuidado por meio da escuta e atendimento de suas necessidades; acolher familiares em suas dificuldades de entendimento do diagnóstico e tratamento por meios de ações de escuta e educativas; proporcionar local adequado para a equipe multidisciplinar avaliar, quando necessário, os pacientes para o diagnóstico. Atualmente, possui em torno de 250 usuários SUS com TEA, na faixa etária dos 2 aos 27 nos de idade.

O Centro possui uma equipe multiprofissional, composta por assistente social, psiquiatra, enfermeira, técnica de enfermagem, psicopedagoga, terapeuta ocupacional, educadora especial, fonoaudióloga, psicóloga, nutricionista e fisioterapeuta. 

De acordo com o Coordenador do Centro Acolher Vinicius Borges, o objetivo é garantir o pleno desenvolvimento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista-TEA e prestar auxílio às famílias quanto ao acesso a diagnóstico e terapias. Vinícius destacou que a equipe de profissionais efetua estudos de casos, multiavaliações, consulta integrada para a construção dos planos de atendimentos, acolhimentos, atendimentos às famílias, medicações, terapias individuais, bem como intervenções Neuropsicopedagógicas e Psicopedagógicas junto às instituições de ensino sempre que necessário.


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações



Confira outras imagens

  • Com investimento de 200 mil reais, Prefeitura inaugura novo Centro Acolher
prumo condominios
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface