Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Vacinação contra a Influenza segue em Cruz Alta

Publicada em 23/08/2023

  • Vacinação contra a Influenza segue em Cruz Alta

Com baixa procura, a vacinação contra a Influenza segue em Cruz Alta para a população a partir dos seis meses. Segundo Joice Miron Grenzel, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, no total, foram aplicadas 19.686 doses. “A procura pela vacinação está muito baixa. Precisamos fazer um chamamento para que as pessoas procurem se vacinar”, comenta.

Quem fez a vacina contra Covid-19 também precisa receber contra influenza, pois os vírus são diferentes. As pessoas que se vacinaram contra influenza em 2022 também precisam repetir a imunização, pois a formulação é renovada anualmente, de acordo com a circulação do vírus. 

Para ser vacinado (acima dos seis meses de idade) basta procurar uma das Estratégias de Saúde da Família nos bairros, Serviço de Atendimento Especializado de DST/Aids-SAE, e no Centro de Saúde da Mulher e da Criança. Em relação a aplicação de doses no público infantil, ela pode ser feita nestas unidades: ESFs Toribio Verissimo, Santa Rita, Jardim Primavera, Vila Nova, São Genaro, Benjamin Nott, e Centro de Saúde da Mulher e da Criança. 

O horário de aplicação ocorre das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

O principal objetivo da vacina é reduzir a carga da doença, prevenindo hospitalizações, mortes e consultas ambulatoriais e em serviços de emergência. Os imunizantes utilizados são trivalentes, produzidos pelo Instituto Butantan e distribuídos para a rede pública de saúde.

Joice destaca a importância das gestantes serem imunizadas, considerando a proteção dos bebês e o aumento da busca por atendimento em serviços de urgência e emergência devido a sintomas respiratórios. “A vacina da gripe protege contra complicações causadas pelos vírus influenza, mas os bebês só podem receber uma dose de vacina depois de completarem seis meses de vida. Até lá, a proteção é garantida exclusivamente pela vacinação da mãe”, diz.

Vacinação de rotina e Covid-19

De segunda a sexta-feira, sete unidades de saúde aplicam doses de vacinas de rotina e contra a Covid-19. A aplicação acontece das 08h30 às 11h30 e 13h30 às 17h3, nas seguintes unidades: Toribio Verissimo, Santa Rita, Brum, Vila Nova, São Genaro, Benjamin Nott e Centro. Para as crianças, a imunização acontece nos mesmos horários, na ESF Alvorada e ESF Centro. 

Para se vacinar é necessário levar a carteira de vacinação e um documento. 


Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações


prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface