Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Projeto do IEE Professor Annes Dias integra eixo do Programa Cruz Alta da Paz

Publicada em 07/08/2023

  • Projeto do IEE Professor Annes Dias integra eixo do Programa Cruz Alta da Paz

Idealizado pela Orientadora Educacional Renata Ferraz, que também é Facilitadora do Núcleo JR, o Projeto "Sobre nós: círculos restaurativos" se insere como mais um eixo do Programa Cruz Alta da Paz, desenvolvido pelo Núcleo de Justiça Restaurativa do município. O objetivo é levar a todos os cursos técnicos a metodologia dos Círculos de Construção de Paz, para que estudantes e professores tenham a oportunidade de vivenciar esse processo e incorporá-lo na rotina escolar, profissional e nas suas vivências.

Este projeto, explica Liege Suptitz, coordenadora do Núcleo JR, tem o propósito de sensibilizar estudantes e professores, oportunizando um momento de acolhimento e interconexão entre a turma, onde todos possam falar de si e conhecer melhor o outro, fortalecendo os laços e tornando o convívio mais saudável e harmonioso.

Na última semana, as turmas do curso Técnico em Enfermagem do Instituto Professor Annes Dias foram as primeiras a participar da ação, totalizando 6 Círculos de Construção de Paz. O impacto, segundo observou Renata, foi muito positivo, "os alunos foram participativos, se envolveram e saíram agradecidos pela vivência que tiveram". 

Liege declarou que iniciativas como esta são de grande relevância para promover a cultura da paz na sociedade, pois "ao propiciar que futuros profissionais agreguem aos conteúdos teóricos e práticos as metodologias da Justiça Restaurativa, estaremos incentivando o diálogo e a conexão, a expressão de sentimentos, a valorização do ser humano, transformando, assim, o modo como as pessoas se relacionam e constroem o mundo ao seu redor."

Os Facilitadores do Núcleo da JR que conduziram a metodologia relataram que foi um encontro bastante intenso e significativo, com experiências que enriqueceu a todos. A Facilitadora Mariley Schneider referiu que "nosso Círculo foi maravilhoso, os participantes relataram uma gratidão imensa por estarmos ali, dando grande significação para aquele momento. Fomos convidados pelo grupo a voltar novamente e dar continuidade a esta ação".

Alessandra Becker, Facilitadora de Círculos, expressou gratidão por participar de mais um projeto em parceria com o Núcleo JR, enfatizando que "as nossas sementes foram lançadas." Também estiveram conduzindo Círculos no IEE Annes Dias os Facilitadores do Núcleo JR Diego Pedroso, Iolanda Botega, Katiuscia Kuntz Brust, Maria Klafke, Marlei Mantovani, Sandra Mantovani e Rosane Chaves.

FACILITADORES DO CÍRCULO DE CELEBRAÇÃO

Para marcar os seis meses de lançamento do Programa Cruz Alta da Paz e a estruturação do Núcleo de Justiça Restaurativa em nosso município, a coordenadora Liege organizou um encontro especial para a equipe de Facilitadores. Uma linha histórica com as principais atividades do Núcleo foi apresentada, destacando-se projetos que estão sendo concretizados, parcerias que estão sendo firmadas e os 69 Círculos realizados, totalizando 795 participantes.

A sugestão de celebrar a trajetória da JR, dando visibilidade as ações que estão sendo desenvolvidas e reconhecendo o trabalho de todo o grupo partiu da juíza de direito Katiuscia Kuntz Brust. A magistrada acredita nos princípios e diretrizes da Justiça Restaurativa como importante alternativa na prevenção e solução autocompositiva de conflitos, expressando seu entusiasmo com essa metodologia e destacando a necessidade de expandir as ações do Núcleo JR para que mais pessoas possam ser contempladas.

O foco da Justiça Restaurativa em 2023 é concentrar o trabalho nas escolas, conforme resolução do CNJ e o Núcleo tem se mobilizado para ampliar a difusão das práticas restaurativas na rede de educação, contatando as escolas e disponibilizando os serviços previstos no Programa Cruz Alta da Paz, instituído pela Lei Municipal 3242/2031.

Paralelo a isto, a coordenadora do Núcleo JR considera fundamental, desde já, abarcar outras políticas públicas como assistência social, saúde e segurança pública, implantando a metodologia dos Círculos de Construção de Paz e das práticas restaurativas também nestes setores.


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta 

Grupo Pilau de Comunicações


Confira outras imagens

  • Projeto do IEE Professor Annes Dias integra eixo do Programa Cruz Alta da Paz
  • Projeto do IEE Professor Annes Dias integra eixo do Programa Cruz Alta da Paz
  • Projeto do IEE Professor Annes Dias integra eixo do Programa Cruz Alta da Paz
prumo condominios
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface