Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Prefeitos buscam recursos em Brasília para o Hospital São Vicente de Paulo

Publicada em 02/08/2023

  • Prefeitos buscam recursos em Brasília para o Hospital São Vicente de Paulo

A Prefeita de Cruz Alta Paula Rubin Facco Librelotto e o presidente do COMAJA e prefeito de Ibirubá, Abel Grave, participaram na tarde desta terça-feira (1º) de uma reunião da Bancada Federal Gaúcha. Durante o encontro, que aconteceu na Câmara dos Deputados em Brasília, a Prefeita Paula solicitou aos Deputados Federais a destinação de recursos financeiros para o Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta (HSVPCA). 

Juntamente com o Consórcio dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí (COMAJA) e em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo, foi apresentado e solicitado à Bancada Federal Gaúcha a destinação de R$ 12 milhões de reais para auxiliar o HSVPCA na manutenção dos atendimentos e na assistência aos pacientes do Sistema Único de Saúde. 

Durante a audiência, Dra. Paula apresentou um amplo panorama das demandas do Hospital São Vicente de Paulo, destacando a relevância dessa instituição para a região e a necessidade de melhorias para oferecer atendimento médico de excelência aos cidadãos. A prefeita enfatizou que a busca por recursos adicionais é essencial para enfrentar os desafios crescentes do sistema de saúde, especialmente após o período de pandemia e o aumento dos custos operacionais das instituições. 

“Mais uma vez estamos em Brasília buscando junto aos nossos deputados federais e senadores a destinação de recursos financeiros para o Hospital São Vicente de Paulo. Ao longo dos últimos anos, os municípios tem feito sua parte, investindo em saúde mais do que a constituição determina, porém com a escassez de recursos cada vez maiores e com as obrigações que constantemente são repassados aos municípios, precisamos que os nossos parlamentares e o governo federal também destinem mais recursos para financiar a saúde e auxiliar as instituições que são responsáveis pelo atendimento e assistência aos nossos pacientes. Essa articulação dos municípios que compõem o COMAJA, demonstra acima de tudo o nosso compromisso com a saúde pública e com a vida da nossa população”, concluiu a prefeita. 

O presidente do COMAJA e prefeito de Ibirubá, Abel Grave também fez a exposição em defesa ao HSVPCA. “O Hospital São Vicente é uma importante instituição de saúde, responsável pelo atendimento da população de cerca de 32 municípios da nossa região, desse modo, é essencial que estejamos unidos defendendo e buscando mais recursos para garantir o atendimento e assistência à nossa população”, destacou o prefeito. 

Em seguida a prefeita de Cruz Alta e o prefeito de Ibirubá entregaram ao Coordenador da Bancada Gaúcha e Deputado Federal Carlos Gomes, o documento elaborado pelo consórcio apresentando um breve resumo da situação financeira, da produção anual e da necessidade urgente da destinação de recursos extras à instituição de saúde. 

AUMENTO DE CUSTOS

Uma das principais instituições de saúde, o Hospital São Vicente de Paulo vem sofrendo ao longo dos anos com as consequências dos baixos valores remuneratórios do SUS, estas agravadas com o advento da Pandemia da COVID-19 que impactou severamente nos custos operacionais das instituições de saúde. Mesmo diante do aumento dos custos operacionais, as tabelas de remuneração, principalmente do Sistema Único de Saúde – SUS, não sofrem atualização há cerca de uma década.

Receitas oriundas de outras fontes pagadoras não têm sido suficientes para cobrir o resultado negativo de algumas especialidades, sabidamente deficitárias. Ao mesmo tempo os custos operacionais das instituições de saúde estão cada vez mais elevados, com os encargos trabalhistas, medicamentos e demais custos operacionais que acabam sufocando as finanças das instituições de saúde, gerando um déficit mensal que compromete severamente a manutenção dos serviços.

Referência para mais de 32 municípios gaúchos, atendendo uma população estimada em mais de 500 mil habitantes, o HSVPCA conta atualmente com um quadro aproximado de 450 funcionários e mais de 60 médicos no corpo clínico. A instituição de saúde realizada anualmente, em média, mais de 35.000 atendimentos ambulatoriais, mais de 14.000 exames de diagnóstico por imagem, mais de 530 partos e aproximadamente 3.300 cirurgias. Aproximadamente 85% de sua receita é proveniente do Sistema Único de Saúde – SUS e, portanto, depende de verbas extraordinárias e de convênios firmados com as três esferas, Municipal, Estadual e Federal.

O COMAJA ao longo dos últimos anos tem complementado os recursos e contratado junto às instituições de saúde serviços com a finalidade de garantir a assistência e atendimento à população dos municípios que compõem o consórcio, sendo que nos últimos 3 anos os municípios que compõem o consórcio contrataram aproximadamente R$ 70 milhões de reais em serviços de saúde.


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações 

Confira outras imagens

  • Prefeitos buscam recursos em Brasília para o Hospital São Vicente de Paulo
ROSMER PALACE HOTEL
CLARO
Lottini & Co

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.