Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Emater: plantio do trigo está quase concluído no RS

Publicada em 31/07/2023

  • Emater: plantio do trigo está quase concluído no RS

Com uma área cultivada de trigo na safra 2023 estimada em 1.505.704 hectares, a cultura encontra-se em fase de finalização da implantação. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar na quinta-feira (27), 97% da área já foi implantada, restando apenas a conclusão das atividades em áreas maiores, localizadas nas regiões mais elevadas do Planalto e Campos de Cima da Serra. Quanto ao desenvolvimento das lavouras, 97% estão na fase de desenvolvimento vegetativo e 3%, em floração.

De acordo com os técnicos da Emater/RS-Ascar, o estabelecimento inicial da cultura do trigo continua a apresentar resultados superiores aos observados nas duas safras anteriores, evidenciando um desenvolvimento inicial satisfatório. O cenário climático dos últimos períodos teve um impacto positivo na cultura, permitindo a retomada do processo de enraizamento e de desenvolvimento. Também foi observado um aumento no perfilhamento das plantas, o qual ocorreu durante a conjunção de baixas temperaturas e de ampla incidência de radiação solar.

Na região de Ijuí, a semeadura do trigo está praticamente encerrada, dentro do período recomendado pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), restando apenas algumas poucas lavouras a implantar com recursos próprios, para consumo nas propriedades. É possível notar visualmente os danos causados pelas chuvas torrenciais em 12 e 13/07. O carreamento de solos das áreas mais elevadas para as áreas mais baixas resultou em perdas significativas de fertilizantes e de sementes, além do assoreamento de sangas, açudes e áreas de menor altitude. Algumas lavouras que foram semeadas mais precocemente e estão em fase de alongamento sofreram acamamento devido aos ventos, porém devem se recuperar.


Com informações - Adriane Bertoglio Rodrigues - Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

Imagem - José Schäfer, em Santa Rosa 

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações


CLARO
prumo condominios
Criação de Sites e Desenvolvimento de Sites - Netface

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface