Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

RS declara emergência zoossanitária por gripe aviária

Publicada em 30/07/2023

  • RS declara emergência zoossanitária por gripe aviária

O governo do Rio Grande do Sul declarou, nesta sexta-feira (28), estado de emergência em saúde animal por conta dos casos de gripe aviária no estado. No RS, houve um foco confirmado na Estação Ecológica do Taim, em Santa Vitória do Palmar, no Sul do estado, em maio. Não há registro da doença em aves comerciais ou em criações de animais.

O documento foi assinado pelo governador em exercicio, Gabriel Souza, e segue orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária, emitida há uma semana.

Com o decreto, o RS pode agilizar o atendimento de casos suspeitos, com ações como a contratação de funcionários, compra de equipamentos e deslocamento de servidores para combater a doença.

O Brasil é líder em exportações de carne de frango no mundo e responde por cerca de 35% do mercado global.

De acordo com o governo estadual, a medida permite resposta mais rápida em casos de novos focos da doença, já que outras ocorrências vêm sendo identificadas em outros estados. O governo ainda ressalta que o consumo de carne de frango no RS não representa risco para a saúde humana, em razão de não terem sido registrados focos da doença na produção.

O estado de emergência tem vigência de 180 dias, podendo ser prorrogado conforme a situação epidemiológica da doença.


Com informações - G1

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações


ROSMER PALACE HOTEL
CLARO
prumo condominios

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface