Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

II Fórum Gauchesco de surdos está com inscrições abertas

Publicada em 17/07/2023

  • II Fórum Gauchesco de surdos está com inscrições abertas

Dentro da programação da 43ª Coxilha Nativista, Cruz Alta terá o II Fórum Gauchesco de surdos. O evento será realizado no dia 29 de julho, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, na Casa de Cultura Justino Martins, com uma extensa programação.

As inscrições para participar estão abertas e podem ser feitas através do link (clique aqui). 

Ano passado, o município sediou a primeira edição do Fórum que, foi um grande sucesso. Quem participar pode colaborar com a doação de alimentos que serão encaminhados para a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Será uma oportunidade para que seja promovido um amplo debate sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, dentro da cultura gaúcha. A ideia é reunir membros da comunidade surda de Cruz Alta e região, chamando a atenção para os símbolos mais utilizados em cada região do estado do RS, e promover uma análise acerca da transformação de uma forma mais compreensiva dos símbolos da cultura gaúcha para as pessoas da comunidade surda. O Fórum, terá bate-papo, libras, cultura gaúcha, e roda de chimarrão.

O povo surdo, diferente da população ouvinte, possui sua identidade, cultura e língua própria, a Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS, que mesmo reconhecida como língua oficial do Brasil ainda é desconhecida por grande parte da população brasileira, necessitando de diversas ações para que sua importância seja realmente compreendida, haja vista que para o exercício pleno da cidadania é direito do sujeito surdo o acesso à comunicação no trabalho, serviços, lazer, meio jurídico, educação e saúde.

A ideia da realização do Fórum em Cruz Alta surgiu a partir da Educadora Especial, Bibiana Ferrão Cordero e de William da Motta Brum. “A ideia do fórum nasceu durante meu projeto de mestrado da UFSM e a inquietação em entender o quanto a cultura surda era atravessada pela cultura gaúcha me fez procurar o professor William, que é surdo, e sempre foi integrante ativo dos movimentos de ambas as culturas”, comenta Bibiana.

A partir disso, ela conta que surgiu o primeiro fórum com o objetivo de integrar os surdos gaúchos que vivem nessa sociedade de riqueza cultural própria e, muitas vezes, não estão inseridos nela como poderiam. “Nesse contexto, a Prefeitura, especialmente com a participação da Secretaria de Cultura e da coordenadoria de acessibilidade, abriram espaço em um dos maiores festivais de música do Rio Grande do Sul, a Coxilha Nativista, para dar ainda mais significado e representatividade para a ideia se materializar. Hoje, já estamos realizando o segundo fórum, fruto dessas parcerias e reunião de esforços”, diz Bibiana.

Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface