Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Francisco Puppo: projeto sustentável estimula espírito empreendedor de alunos

Publicada em 14/07/2023

  • Projeto sustentável estimula espírito empreendedor de alunos

Colaborar com a preservação do meio ambiente e estimular o empreendedorismo de alunos, são os objetivos principais de um projeto inovador que envolve a produção de sabão a partir da utilização de óleo de cozinha, desenvolvido desde o mês passado, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Puppo, pelos alunos dos 8º e 9º anos.

“Considerando que, anualmente a EMEF Francisco Puppo desenvolve projetos de educação ambiental, desde a educação infantil, neste ano, em junho, mês voltado ao meio ambiente, deu início ao projeto do sabão. Ao mesmo tempo que, envolve sustentabilidade, ele também dá noções de empreendedorismo aos alunos”, explica a Diretora, Marisa Mayer.

Desde o ano passado, os professores da rede municipal de ensino estão participando de oficinas que integram o Workshop Professor Empreendedor e Princípios da Educação Empreendedora. O objetivo, é proporcionar subsídios para que os professores desenvolvam o espírito empreendedor em seus alunos.

“Resolvemos aplicar os conhecimentos adquiridos a partir deste workshop, em sala de aula. Ou seja, os alunos aprendem como usar e onde colocar o óleo de cozinha, levando o aprendizado para o resto da vida”, disse a Professora, Eliane Perdomo.

Eliane destaca que, inicialmente o projeto trabalha com uma abordagem direcionada aos alunos sobre o óleo de cozinha, considerando que o uso incorreto, pode prejudicar de maneira grandiosa o meio ambiente. Posterior a isso, os alunos observam a parte prática que consiste na produção, feita na escola pela própria Professora. “Depois de prontos, eles embalam, fazem a propaganda e vendem o sabão. Temos todo o cuidado necessário para que os alunos não tenham contato com os produtos utilizados na confecção. Ou seja, fizemos um intenso trabalho, dando os primeiros passos para que eles levem tudo isso para a vida toda. Certamente, mais tarde, quando eles tiverem uma profissão, lembrarão deste aprendizado”, comenta.

A Diretora salienta que o projeto do sabão tem a colaboração de todos os professores da escola e visa o engajamento da comunidade escolar. “Foi um projeto que deu muito certo e desejamos dar continuidade, contribuindo com a preservação do meio ambiente e dando noções para eles sobre empreendedorismo. Temos a certeza de que os alunos levarão muito adiante esses ensinamentos. É um meio dos alunos visualizarem o resultado, tendo noções de empreendedorismo. A verba adquirida com a venda simbólica, será usada para eles mesmos em ações como formatura, compra de materiais, entre outros”, comentou a Diretora.

Gabriel Pimentel Baggio, falou sobre a sua experiência em ajudar a professora com a produção. “Lembro que, um litro de óleo pode contaminar cerca de 25 mil litros de água”. Para Vítor da Rocha, a preocupação com o cuidado com a natureza, é fundamental. “É bem importante a escola ter um projeto como esse”.

DOAÇÃO DE ÓLEO E DEMAIS ITENS

As professoras salientam que além de ajudar o projeto comprando o sabão, a população pode contribuir doando óleo de cozinha ou qualquer outro item usado na produção como desinfetante de limão, soda cáustica, detergente de louça neutro. Eles podem entregues diretamente na escola, localizada na Rua Alfredo Fernandes da Rosa, número 226.


Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Confira outras imagens

  • Projeto sustentável estimula espírito empreendedor de alunos
  • Projeto sustentável estimula espírito empreendedor de alunos
CLARO
Criação de Sites e Desenvolvimento de Sites - Netface
UNINTER

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface