Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Retirada de materiais em contêineres representa 22% do total recolhido

Publicada em 13/07/2023

  • Retirada de materiais em contêineres representa 22% do total recolhido

A cooperativa UNICCA que executa a coleta seletiva em Cruz Alta efetua o recolhimento em 46 bairros, 99 parceiros/grandes geradores e na área dos contêineres no centro da cidade e na área comercial. Segundo a Cooperativa, do total de material reciclável, recolhido e comercializado, o recolhimento dos contêineres representa 22%.

“O material recolhido nos contêineres poderia ser melhor aproveitado, se o descarte ocorresse de maneira correta, ou seja, se fosse depositado nos contêineres corretos e de forma separada. Resíduo reciclável no contêiner laranja e resíduo não reciclável no contêiner verde, porque, hoje, os resíduos estão sendo descartados sem observar o tipo de material e o contêiner correto. Com a mistura, o material perde o valor na comercialização”, diz a Presidente da Cooperativa, Lidiane Jacques.

Outra questão importante lembrada por Lidiane, refere-se ao descarte feito pelo comércio fora do horário de coleta. “Desta forma, o material fica acumulado nos contêineres”, diz.

Quanto aos parceiros/grandes geradores, Lidiane cita que desde o momento que foi iniciada a coleta seletiva solidária, houve um aumento de 40% e, portanto, atualmente, existem 99 organizações que destinam seus resíduos recicláveis para a cooperativa. “No entanto, ainda temos bastante trabalho para buscar mais organizações que sejam sustentáveis quanto a destinação de seus resíduos recicláveis, auxiliando, assim, com sustentabilidade ambiental e social”, diz.

Por fim, a Presidente conta que o montante de resíduos recicláveis recolhidos e comercializados dos grandes geradores representaram em maio de 2023, cerca 55% da geração de renda dos catadores.

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Criação de Sites e Desenvolvimento de Sites - Netface
UNINTER
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface