Publicada em 10/07/2023
Onze pessoas que integram o grupo de tabagismo da ESF Bonini receberam, na manhã da última sexta-feira (7), um certificado por realizarem um importante passo: parar de fumar. O projeto, que funciona há dois anos, busca ajudar os participantes a abandonarem o vício, através do fortalecimento mútuo, palestras, rodas de conversas, escuta, em último caso, medicamentos.
Os encontros acontecem na própria unidade de saúde, nas sextas-feiras, das 9h às 10h. O grupo é guiado por uma equipe multidisciplinar, capacitada pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o Médico que integra a equipe que coordena o grupo, Dr. Rafael de Castro, os resultados do projeto têm sido surpreendentes. “Observamos que aquelas pessoas que não desistiram, ou seja, continuaram no grupo, conseguiram abandonar o vício”.
Para participar dos encontros, orienta-se a procurar a ESF Bonini, localizada na Rua Pedro Fumagali, Bonini I (telefone 55 3324-2246) ou buscar a sua própria ESF para que seja feito o encaminhamento. “Lembro que existe uma lista de espera, mas as pessoas interessadas em participar, podem nos procurar”, disse a enfermeira, Nanci Paixão.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações