Publicada em 01/07/2023
Na tarde desta sexta-feira, 30, a Casa de Cultura Justino Martins foi palco do espetáculo "As Aventuras da Terra Gaúcha". A atividade foi prestigiada pelos alunos das escolas da rede municipal. "As Aventuras da Terra Gaúcha é um passeio pelo calendário escolar, com as principais datas comemorativas, as lendas e ritmos gaúchos", diz Érlon Péricles, idealizador do projeto, juntamente com Maninho Pinheiro.
Ainda segundo Péricles, Coxilha sempre é sinônimo de amizade e de braços abertos. "E não foi diferente dessa vez, com essa recepção maravilhosa que proporcionou que estivéssemos presentes aqui na grande festa que é a Coxilha Nativista", relata.
No espetáculo, é abordado costumes gaúchos como o churrasco e o chimarrão, datas comemorativas e lendas. Além da preservação do meio ambiente e valores de família.
Encantada, a pequena, Sofia Vieira, de 7 anos, da EMEF Amado Lacroix, disse que prestigiar o espetáculo proporcionou a ela saber mais sobre a cultura gaúcha. Já para Nicole Amaral, de 9 anos, da EMEF Carlos Gomes, o que mais chamou a sua atenção durante a apresentação, foi saber o que é tradição.
PROJETO COXILHA VAI À ESCOLA
O Projeto Coxilha vai à escola integra a 6ª Coxilha Instrumental. Na semana passada, as EMEFs Amado Lacroix, 18 de Agosto, Toribio Verissimo e Francisco Puppo, receberam a visita de Marquinhos Molinari, renomado percussionista gaúcho e educador musical.
A iniciativa, conforme Shana Reis, Secretária de Cultura, aproxima a arte e a cultura da comunidade escolar. Shana ainda destaca que participar de atividades diferentes e ter contato com a música são importantes elementos para a formação dessas crianças. “Certamente do Coxilha vai à escola, surgirão muitos futuros novos talentos”, disse a Secretária.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações