Publicada em 03/07/2023
Na próxima sexta-feira (7), será a vez de a Universidade de Cruz Alta realizar uma audiência pública para debater sobre o papel das Universidades Comunitárias no Rio Grande do Sul. O evento acontecerá no Salão Nobre do Campus da Unicruz, em parceria com Universidade de Ijuí (Unijuí), Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).
As audiências fazem parte do projeto proposto pelo deputado Estadual Rafael Braga, que também instalou, em abril deste ano, a Comissão Especial das Universidades Comunitárias na Assembleia Legislativa Gaúcha, para discutir pautas relacionadas ao acesso à Universidade e buscar alternativas para garantir a determinação do repasse de 0,5% da receita líquida de impostos próprios do estado para o ensino superior nas instituições comunitárias.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2012-2019, realizada pelo IBGE, no ano de 2019, apenas 17,4% da população na faixa etária de 25 anos ou mais tinham ensino superior completo.
De acordo com o Reitor da Unicruz, Fábio Dal-Soto, “a audiência pública representa uma importante movimentação política em prol das Universidades Comunitárias do RS e, especialmente, para o atendimento das necessidades de uma população que busca educação de qualidade e não possui as condições financeiras integrais para a realização de suas formações acadêmicas. O RS possui um grande diferencial em relação aos demais estados brasileiros, ou seja, o Comung, o qual consiste em uma rede de educação, ciência e tecnologia, capilarizada em todo o RS. No entanto, precisa utilizá-la de melhor forma”.
Com informações da Unicruz
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações