Publicada em 26/06/2023
A Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre a oferta da vacina contra a meningite meningocócica C (conjugada), que segue ampliada até julho de 2023, para crianças até dez anos, 11 meses e 29 dias – que ainda não foram vacinadas – e trabalhadores da Saúde. O esquema é de uma dose.
Segundo Joice Miron Grenzel, Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, as doses estão disponíveis no Centro de Saúde da Mulher e da Criança, ESFs Benjamin Nott, Santa Rita, São Genaro, Vila Nova, Jardim Primavera, Brum, Alvorada, Abegay e Toribio Verissimo, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Para se vacinar é importante levar um documento de identidade e a carteira de vacinação.
Joice explica que a meningocócica C faz parte do calendário nacional de vacinação infantil desde 2010. “Ela é ofertada como rotina com um esquema de duas doses: uma aos três e outra aos cinco meses, além de um reforço com um ano de idade”, explica.
A vacina meningocócica C previne a meningite causada pela Neisseria Meningitidis do sorogrupo C. Segundo definição do Guia de Vigilância em Saúde (Brasil, 2022), trata-se de uma infecção bacteriana aguda. Quando se apresenta como doença invasiva, caracteriza-se por uma ou mais síndromes clínicas, sendo a meningite meningocócica a mais frequente delas. A meningococcemia configura o tipo mais grave.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações