Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Estão abertas as inscrições para a Conferência Municipal de Cultura

Publicada em 23/06/2023

  • Estão abertas as inscrições para a Conferência Municipal de Cultura

A Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria de Cultura, abriu as inscrições para a 3ª Conferência Municipal de Cultura que será realizada na próxima quinta-feira (29). Toda a população está convidada a participar, as inscrições podem ser feitas através do link (clique aqui). 

O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, ocorrerá a partir das 8h (credenciamento), na Casa de Cultura Justino Martins.

Segundo Cléber Lorenzoni, Presidente do COMUC, a Conferência de Cultura faz parte do Sistema Nacional de Cultura e tem como objetivos ampliar o debate com a sociedade sobre o conceito cultural, construir políticas públicas capazes de garantir o protagonismo da sociedade civil, promover e fortalecer a identidade da cultura local.

Com o tema “Democracia e cultura para o fortalecimento da participação da sociedade civil na formulação das políticas públicas da cultura, considerando suas três dimensões: simbólica, cidadã e econômica”, a Conferência baseia-se em três eixos: 1) As iniciativas para ampliar e qualificar a participação da sociedade civil, discutindo e estabelecendo métodos, etapas e instrumentos para identificar e localizar os agentes culturais locais, seja por mecanismos de alta identificação ou por pesquisa de mapeamento; 2) Sistemas municipais, baseados na Lei nº  3.564/23 que criou o sistema municipal de cultura com seus princípios, objetivos e instrumentos; 3) As conquistas e sistemas criados pela Lei municipal nº 3.564/23.

“A ideia é que, durante a manhã, seja realizado um painel, onde destacaremos os sistemas municipais de cultura, e á tarde, as pessoas serão divididas em grupos de estudos para a discussão dos eixos, seguida de uma explanação sobre a Lei Paulo Gustavo. Ao final, faremos uma plenária para pensarmos sobre a cultura que queremos para dez anos em Cruz Alta. Este evento tem como objetivo fortalecer a cultura em nosso município e, por esta razão é fundamental a participação de todos os trabalhadores e trabalhadoras culturais, como também as representações de instituições que integram a cadeia produtiva da cultura”, finaliza Cléber.


Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações


Criação de Lojas Virtuais
Lottini & Co
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface