Publicada em 16/06/2023
No Dia de Combate à violência contra a pessoa idosa, uma programação especial foi realizada na tarde desta quinta-feira, 15, na Casa de Cultura Justino Martins, com o objetivo de promover um alerta sobre os tipos de violência, como denunciá-las e também combatê-las. Estiveram presentes participantes do Centro de Convivência do Idoso-CCI, do Sesc-RS, profissionais das Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, estudantes, entre outros.
Na abertura, em sua fala, o Secretário de Desenvolvimento Social, Hioran Cordeiro, destacou a importância de todos estarmos atentos aos sinais de violência. “Geralmente a pessoa idosa tem dificuldade em se expressar. Precisamos também prevenir os diferentes tipos de violência. Desejo que todos saiam daqui com mais conhecimentos e podendo entender como é possível ajudar”.
A Enfermeira da ESF Jardim Primavera e Rede Bem-Cuidar, Micheline Beneton, ministrou uma palestra, onde inicialmente fez a apresentação do programa Rede Bem Cuidar, que Cruz Alta aderiu no final de 2021 e falou sobre o enfrentamento à violência. Micheline contou que, somente na ESF Jardim Primavera, existem 600 pessoas idosas cadastradas. “Lembro que a notificação da violência é fundamental, já que isto nos permite desenvolver e planejar políticas públicas”.
A tarde também teve um momento cultural com o Grupo Teatral Máschara, com uma apresentação voltada ao tema.
Com informações da Prefeitura Municipal de Cruz Alta
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações