Publicada em 14/06/2023
Para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta quarta-feira (14), o Hemocentro Regional de Cruz Alta está oferecendoum lanche especial aos doadores.
Para realizar a doação é preciso apresentar documento de identificação com foto. Além disso, é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsável legal), pesar no mínimo 50 kg, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e estar alimentado. O intervalo mínimo para doações é de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Junho Vermelho
Junho é o mês destinado à campanha de doação de sangue. A ação surgiu para aumentar o número de doações neste período em que a adesão tende a ser menos expressiva em virtude das temperaturas tradicionalmente mais baixas em algumas regiões brasileiras. Por ser também um período de férias escolares, muitas famílias viajam, fato que contribui para a redução do estoque de sangue em alguns hemocentros.
"Com a diminuição das temperaturas, as pessoas tendem a ficar mais em casa e a sofrer com doenças respiratórias, como gripes e resfriados. Esse é um período em que as doações diminuem, principalmente devido a doenças da estação. A doação de sangue é um ato de muita responsabilidade. É preciso proteger o doador e o receptor. Por isso, somente pessoas saudáveis podem doar", comenta.
Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações