Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

Declaração Anual de Rebanho deve ser entregue até 31 de outubro

Publicada em 14/06/2023

  • Declaração Anual de Rebanho deve ser entregue até 31 de outubro

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Rural e Meio Ambiente informa aos produtores de Cruz Alta que possuem bovinos, suínos, aves, ovinos, caprinos, equinos e demais animais, que já pode ser realizada a Declaração Anual de Rebanho 2023.

De acordo com Raniê de Araújo Erthal, Inseminador, a declaração, neste caso, é obrigatória e as informações devem ser repassadas à Secretaria da Agricultura (Seapi) até o dia 31 de outubro.

Raniê explica que a entrega do documento pode ser feita de duas formas. Na primeira, o produtor comparece à Inspetoria Veterinária de Cruz Alta (Rua Barão do Rio Branco, número 1445) e informa verbalmente os dados a serem lançados. Com uma opção fácil de geração de senha do Produtor Online, ele assina digitalmente a declaração. Na segunda opção, o produtor baixa os formulários na internet, preenche e os entrega na Inspetoria de Defesa Agropecuária ou no Escritório de Defesa Agropecuária do seu município.

A Declaração Anual de Rebanho conta com um formulário de identificação do produtor e características gerais da propriedade. Formulários específicos devem ser preenchidos para cada tipo de espécie animal que seja criada no estabelecimento, como equinos, suínos, bovinos, aves, peixes, entre outros. No formulário de caracterização da propriedade, há campos como situação fundiária, atividade principal desenvolvida na propriedade e somatória das áreas totais, em hectares, com explorações pecuárias. Já os formulários específicos sobre os animais têm questões sobre finalidade da criação, tipo de exploração, classificação da propriedade, tipo de manejo, entre outros.

As informações passadas pelos agropecuaristas embasam todo o trabalho da secretaria de agricultura do Estado, e ajudam a sustentar o status sanitário alcançado no RS.

Mais informações podem ser adquiridas diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Rural e Meio Ambiente, localizada na Rua Mariz e Barros, número 414, ou através do telefone (55)3321-1396.

Com informações da Prefeitura Municipal

Rádio Jornalismo - Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Rádio Cruz Alta
prumo condominios
CLARO

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.
Portal produzido pela Netface